Seguidores

quinta-feira, novembro 30, 2006

Estado do tempo até 07 de Dezembro- Humidade e Frio acompanhar!




"Sol nascente desfigurado, no Inverno frio, no Verão molhado;"


Um grande bem haja a todos os interessados!

Com a entrada do Inverno climático a 01 de Dezembro, entramos (como vos havia dito na semana passada que a partir do QC (28) o padrão iria alterar para o frio...), com temperaturas na média para esta época do ano.

Este Outono a precipitação foi superior à média, como havia mencionado na minha previsão de Outono, de que iria ser tempestuoso e com temperaturas superiores à média, pelo que neste período ocorram no total 555,2mm, o que ressalva um valor de 209,2mm a mais do que a média 61-90, isto para o Porto.

Precipitação nos últimos 90 dias - fonte NCEP

Contudo, se analisarmos a precipitação nos últimos 365 dias reparamos que existe um défice de 40,5 mm em relação à média para o mesmo período, o que significa que a longo prazo (anual) estamos numa situação de precipitação abaixo do normal anual, imaginem se não tivesse sido um Outono chuvoso...


Precipitação nos últimos 365 dias. - fonte NCEP

No que se refere à temperatura, foi acima da média no geral dos 3 meses (SON) e muito acima da média durante o mês de Novembro, sendo um outono mais quente desde que há registo para muito países do Norte da Europa.

Temperatura nos últimos 30 dias- fonte NCEP


Para a semana que se avizinha teremos uma situação caricata, i.e., uma influência Anticiclónica (centrado nos Açores) e ao mesmo tempo de Baixas pressões, passando o Jet Stream pelas Ilhas Britânicas, mas descendo no dia 02 e 05 mais para Sul sobre a Ibéria, arrastando com ele uma ou outra frente.
Nesses mesmos dias, as probabilidades de ocorrência de neve na Serra da Estrela é elevada, podendo mesmo existir uma acumulação que se pode situar entre os 15- 20cm para sábado e que pode aumentar para os dias 05/06, sendo que neste dias poderá ocorrer alguns aguaceiros de neve acima dos 1000m, sobretudo no Norte do território.

Resumindo, vai estar mais instabilidade e humidade a Norte, embora afectando por vezes todo o território, irá existir uma diminuição dos valores das temperaturas, especialmente no interior Norte e Centro, com ocorrência de precipitação moderada no Sábado e na 3ªfeira.

" A amizade duplica as alegrias e ainda divide as tristezas a metade "
Francis Bacon


Meteograma Porto:
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR

Assim teremos:



Dia 01 – 6ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, aumento da nebulosidade a partir do fim da manhã, com a possibilidade de períodos de chuva moderada nas regiões do Norte e Centro, estendendo-se ao restante território durante a noite.
Temperatura (Território N ->S)
Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 11ºC 14 a 16ºC
Vento Fraco a Moderado de SW

Dia 02 - Sábado

Períodos de chuva moderada a forte até ao fim da manhã, passando a regime de aguaceiros em todo o território para a tarde, contudo, serão mais intensos e frequentes a Norte do Tejo até ao fim da tarde e, que serão de neve acima dos 1500m.

Temperatura (Território N ->S)
Temp. Mín. Temp. Máx.
02 a 10ºC 09 a 15ºC
Vento Moderado de WNW

Dia 03 - Domingo

Céu muito nublado, possibilidade de períodos de chuva fraca nas regiões do Norte e Centro, até ao fim da manhã, passando a um regime de aguaceiro fracos no litoral Norte.

Temperatura (Território N ->S)
Temp. Mín. Temp. Máx.
01 a 09ºC 07a 14ºC
Vento Fraco de NW

Dia 04 – 2ª Feira

Céu muito nublado, aguaceiro fracos no litoral Norte, diminuindo de frequência com o decorrer do dia, passando a possibilidade de formação Nevoeiros.

Temperatura (Território N ->S)
Temp. Mín. Temp. Máx.
04 a 12ºC 10 a 15ºC
Vento Moderado de NW

Dia 05 – 3ª Feira

Céu muito nublado, com possibilidade de períodos de chuva forte e até ao fim da tarde, passando a regime de aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 1000/1200m no Nordeste Transmontano e serra da Estrela durante a madrugada do dia seguinte.

Temperatura (Território N ->S)
Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 12ºC 11 a 16ºC
Vento Moderado de SW

Dia 06 – 4ª Feira

Céu muito nublado, aguaceiro fracos no litoral Norte até ao meio da manhã, que poderão ser de neve acima dos 1000m no Nordeste Transmontano e serra da Estrela. Depois, passará a sol entre nuvens e com um acentuado arrefecimento nocturno e formação de geada nos locais abrigados.
Temperatura (Território N ->S)
Temp. Mín. Temp. Máx.
02 a 09ºC 09 a 14ºC
Vento Fraco de NNW

Dia 07 – 5ª Feira

Céu muito nublado, possibilidade de períodos de chuva nas regiões do Norte e Centro, até ao início da manhã, passando a um regime de aguaceiro à tarde e mais frequentes no litoral Norte.

Temperatura (Território N ->S)
Temp. Mín. Temp. Máx.
02 a 09ºC 10 a 15ºC
Vento de W

Ensembles:

http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png


Meteogramas:
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png/

http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.


Melhores cumprimentos,
Mário Marques

segunda-feira, novembro 27, 2006

Pós Evento 24 Novembro - Flash Floods no Porto




Boas,

De facto esta situação de instabilidade teve graves consequências materiais e logísticas, principalmente para o modo de vida de algumas populações e prejuízos a avultados.
Assim coloquei algumas das dezenas de fotos a relatarem o evnto e as suas consequências, pelo que espero que apreciem a mesmas e, que os seus registos fiquem na memória descritiva de cada um.

De manhã dia 23 a precipitação já era intensa e a ondulação já se fazia Notar em Miramar em baixa-mar, com


uma ondulação de 4-5 metros, e à noite começou a intensificar-sena manhã do dia 24, a ondulação estava perto dos 6-7 metros (Miramar 07.30 manhã)



Depois, começou a entrar a frente e começou a chover com intensidade moderada e o vento soprava com intensidade, derrubando um ou outro contentor de Lixo.


O Riberio/a já estava no caudal máximo antes de transbordar do leito Dunar

Chegada ao Almoço escureceu e a precipitação já era intensa:



Depois vei o Pico, cerca das 15:00 da tarde e o caos estav instalado, como aqui em Ramalde.... com acumulação a começar a saturar as estradas!


E a situação mais grave foi quando uma pequena ribeira junto à Igreja de Ramalde Transbordou, segundo testemunhas 1,20m, deixando duas viaturas imobilizadas, contudo qdo cheguei tinha cerca de 60 a 80 cm.





Mais à frente noutra artéria outra acumulação de água...


A saturação dos solos era total, conforme o escoamento nuns campos agricolas próximos á minha residência.



Depois no dia seguinte (25) foi a contabilização dos estragos materiais e paisagisticos...
A ribeira transbordou, pelo que se vê pelos detritos e a vegetação retrocida...

E o mar chegou até à ribeira junto ao Muro em Miramar ao observar-se a cobertura de areia...


E parece ter atingido o limite do passadiço acima do ribeiro, olhando para os detritos!


Todo o tipo de detritos dão à costa

Vejam a granolumetria e o tipo de areias, parece ter argila..

Deslizamentos na A29
Nó de Canelas sentido Aveiro


Sentido Gaia, junto ao Nó de acesso à A1

O céu tenebroso de Sábado de manhã virado a Sul, aquela célula que passou pelo Caramulo...

CHEIAS NO DOURO - Margem Sul V.N. Gaia

Palavras para quê?? O Pico foi ao fim do dia 25, pelo que a luz já não era muita...








Enfim, espero é que o Janeiro não seja Aventureiro, senão.....
Até já

sexta-feira, novembro 24, 2006

Estado do tempo até 30 de Novembro - Depois da Tempestade a Melhoria para Frio



Boa tarde

Um Grande bem haja a todos os interessados!

De facto como intitulei a previsão da semana passada de que "Reviver o Passado tempestuoso do Outono ", uma situação extrema atingiu o território e, mais uma vez não só existiram situações de esitação, assim como também algumas afirmações de um ou outro responsável autárquico, com o discurso de que não havia necessidade de tomar medidas no âmbito do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, pois dvem-se ter arrependido de proferirem tais afirmações, mas isso é outra história e o pior vai ser até à meia noite...

Aqui pelo Porto existiram inumeras situações de Flash-Floods urbanas, as quais tirei uma ou outra fotografia que irei colocar posteriormente numa análise de uma eventual intensa ciclogenese explosiva* (espero que não chegue a isso) mas, certamente inúmeras regiões foram e irão ser afectadas, desde deslizamentos, quedas de árvores, interrupção nos tranportes rodoviários e ferroviários e claro inundações.


Depois desta passagem de instabilidade no Atlântico, acontecer a partir do dia 28 (Quarto Crescente), iremos ter uma mudança no padrão de estados de tempo, i.e. até agora neste período existiu instabilidade e nos próximos dias iremos assistir a uma situação de transição, com algum domínio Anticiclónico. No entanto, este domínio não será duradouro e algo vindo de Norte pode surgir para o início de Dezembro...

Meteograma Porto:

http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR

Assim teremos:

Dia 24 – 6ª Feira

Períodos de chuva forte e vento localmente forte até ao início da madrugada, passando a regime de aguaceiros, que poderão ser fortes.
Temp. Mín. Temp. Máx.
09 a 13ºC 13 a 18ºC
Vento Forte de SW

Dia 25 - Sábado
Regime de aguaceiros acompanhados de trovoadas em todo o território, contudo, serão mais intensos e frequentes a Norte do Tejo.
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 12ºC 13 a 17ºC
Vento Moderado de WNW

Dia 26 - Domingo

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, aumento da nebulosidade a partir do fim da manhã, com a possibilidade de períodos de chuva nas regiões do Norte e Centro, estendendo-se ao restante território durante a noite.
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento Moderado de WNW, rodando p/ SW

Dia 27 – 2ª Feira

Céu muito nublado e probabilidade de períodos de chuva moderados até ao fim da manhã, passando a regime de aguaceiros e trovoadas.
Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento Moderado de SW

Dia 28 – 3ª Feira

Céu muito nublado, e aguaceiros em todo o território, diminuindo de frequência com o decorrer do dia e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento Moderado de SW

Dia 29 – 4ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, acentuado arrefecimento nocturno e formação de geada nos locais abrigados.
Temp. Mín. Temp. Máx.
03 a 09ºC 12 a 19ºC
Vento Fraco de SE

Dia 30 – 5ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, acentuado arrefecimento nocturno e formação de geada nos locais abrigados.
Temp. Mín. Temp. Máx.
02 a 09ºC 11 a 18ºC
Vento SE/E

* - Ciclogenese Explosiva, como compreender o fenómeno atmosférico em:
http://www.eots.co.uk/gallery/events/bomb/bomb01.htm

Ensembles:
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Meteogramas:
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png

segunda-feira, novembro 20, 2006

Estado Tempo até 28 Novembro - Reviver o Passado tempestuoso do Outono







Um grande bem haja, a todos os interessados!

O Outono continua e faltam apenas 10 dias para a entrada do Inverno climático e poder-se-á dizer que, este Outono foi digno de registo mas, ainda falta vir uma despedida em beleza desta estação do ano.....!


No seguimento daquilo que já foi mencionado na semana passada, em que previa instabilidade para a 2ª quinzena, "este ar quente que irá fluir para norte irá trazer consequências nos estados de tempo após a semana que vem, nomeadamente o corte do Jet Stream a 9000m ou 300hPa, potenciando um bloqueio do Atlântico, fazendo com que as depressões sejam desviadas para Sul e consecutivamente poderão afectar o nosso território com núcleos depressionários sucessivos."

De facto é o que irá acontecer principalmente a partir do fim de 5ªfeira ( primeiro está o UK com esta situação e certamente iremos ter notícias para amanhã), assolando todo o território com chuvas e ventos fortes ( 180 a 250mm de precipitação e ventos entre 65 a 75 km/h e 90km/h para as terras altas, chegando as rajadas atingir os 120/130km/h), entrando pelo FDS a dentro e, certamente irão provocar inundações e estragos, porque o solo já está completamente saturado.

Ventos
http://85.214.49.20/wz/pics/Rtavn968.html
http://85.214.49.20/wz/pics/Rtavn1088.html
http://85.214.49.20/wz/pics/Rtavn1208.html



Por isso, sucessivos núcleos de baixas pressões associadas irão afectar o território nacional, a partir do meio da semana, no seguimento de um desvio Jet Stream mais a Sul. A compreensão deste comportamento atmosférico antecipado, poderá ajudar na prevenção, sendo uma informação de utilidade pública que os demais poderão ter acesso e divulgar, porque perante os riscos poderemos agir, tendo em conta quer uma auto-protecção, quer um melhor planeamento da semana.
As temperaturas irão manter-se normais para a época, todavia, a partir do FDS irão baixar gradualmente e um possível frio Outonal de N/NW.

Meteograma Porto:
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR

Assim teremos:

Dia 21 – 3ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo a Sul do Mondego e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, contudo, a Norte do Mondego as Nuvens e Aguaceiros serão uma possibilidade a considerar.

Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 13ºC 15 a 18ºC
Vento Fraco de NW

Dia 22 – 4ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo a Sul do Mondego e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, contudo, a Norte do Mondego as Nuvens e Aguaceiros serão uma possibilidade a considerar.

Temp. Mín. Temp. Máx.
04 a 12ºC 14 a 17ºC
Vento Fraco de WNW

Dia 23 – 5ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, aumento da nebulosidade a partir do fim da manhã, com a possibilidade de períodos de chuva nas regiões do Norte e aumento do vento a partir do fim da tarde, estendendo-se ao restante território durante a noite.

Temp. Mín. Temp. Máx.
03 a 12ºC 12 a 17ºC
Vento Moderado a Forte de WSW

Dia 24 - 6ª Feira

Céu muito nublado com períodos de chuva Forte durante todo o dia, que poderão ser intensos a Norte do Tejo e acompanhados por trovoada.

Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 11ºC 12 a 15ºC
Vento Forte a muito Forte de SW

Dia 25 - Sábado

Céu muito nublado com períodos de chuva, passando ao regime de aguaceiros que poderão ser intensos a Norte do Tejo e acompanhados por trovoada, diminuição temperatura e que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 10ºC 10 a 14ºC
Vento Forte a muito Forte de SW

Dia 26 - Domingo

Céu muito nublado com períodos de chuva Forte a partir do fim da manhã, passando ao regime de aguaceiros de madrugada, que poderão ser intensos a Norte do Tejo e acompanhados por trovoada, diminuição temperatura e possibilidade neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 11ºC 11 a 15ºC
Vento Forte a muito Forte de SW

Dia 27 - 2ª Feira

Regime de Aguaceiros, que serão de Neve acima dos 1500/1600 metros, diminuição da temperatura.
Temp. Mín. Temp. Máx.
04 a 10ºC 12 a 15ºC
Vento Moderado a de SSW

Dia 28 - 3ª feira

Céu muito nublado e regime de Aguaceiros, que serão de Neve acima dos 1800 metros.
Temp. Mín. Temp. Máx.
02 a 09ºC 11 a 15ºC
Vento Moderado SSW


Meteogramas:
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png/ohttp://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png
Ensembles:
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Alerta - Tempestade dia 15 e 16 - Precipitações Intensas e Ventos Fortes -



Grande bem haja, a todos os interessados!

De facto a previsão que dava para a próxima 6ªfeira, antecipou-se 36h, pelo que devido a esta situação existe uma necessidade de actualização da informação num boletim extra. Devido ao enfraquecimento do anticiclone durante o dia de amanhã (que se apresentará céu limpo ou pouco nublado) e, que neste momento influencia o território Nacional, existirá o deslocamento da depressão que neste momento está a reorganizar-se entre a Madeira e os Açores e, que irá ter um deslocamento para NE. A juntar a isto está a existência de um forte gradiente térmico até 500hPa (ou 5 mil metros), sendo que em apenas 500 milhas as temperaturas de superfície oscilam 10ºC, isto com ajuda de um fluxo de Norte vindo da Gronelândia.

Toda esta instabilidade originada pelo que acima foi mencionado provocará uma Ciclogenese e um consecutivo enchimento da depressão à medida que começa afectar a Península. A partir do fim da manhã do dia 15 a nebulosidade começará afectar o território e existindo a possibilidade de existirem períodos de chuva para o a Tarde de 4ªfeira, que se estenderão a todo o território e aumentarão de intensidade para o início da noite em especial a Norte do Tejo, diminuindo de intensidade para a manhã do dia 16, passando ao regime de aguaceiros.



Resumindo, esperam-se precipitações fortes em todo o território, mas mais a NW do mesmo, com valores que poderão chegar aos 60 mm em 24h no Porto e vento fortes do quadrante SW, entre os 60 a 70 km/h, com rajadas que poderão atingir os 110km/h no Litoral Oeste e terras Altas, isto até ao fim da manhã de do dia 16. Salienta-se também uma ligeira descida das temperaturas para o fim do dia 16 e até dia 18, em especial das mínimas e a possibilidade da queda de neve acima dos 1600/1700m, o que indica ser a primeira neve para a Serra da Estrela e o Gerês.

Previsão Cotas de Neve

Ensembles: http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png

Poderá ser uma situação potencialmente danosa e com consequências dramáticas ao nível local, com a existência elevada de cheias locais devido ao transbordo de ribeiros e outros percursos de água, assim como em áreas urbanas densamente impermeabilizadas onde també a queda de árvores não está posta de parte. Contudo, pode não ficar por aqui, já que poderá existir novas depressão cavada nos dias 19/20, um Outono mesmo tempestuoso à moda antiga.

Assim teremos:

Assim teremos:

Dia 15 – 4ª Feira

Céu muito nublado a partir do fim da manhã, com períodos de chuva a partir da tarde nas regiões do Litoral, estendendo-se a todo o país para o início da noite, que poderão ser Intensos a Norte do Tejo e acompanhados por trovoada.

Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 13ºC 13 a 18ºC
Vento Moderado, de SW passando a Forte a Muito Forte para a tarde


Dia 16 – 5ª Feira

Céu muito nublado com períodos de chuva Forte até ao fim da manhã nas regiões do Litoral, passando ao regime de aguaceiros que poderão ser intensos a Norte do Tejo e acompanhados por trovoada, diminuição temperatura.

Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento Forte Muito Forte de SW, passando a moderado


Dia 17 – 6ª Feira

Céu Muito nublado, com aguaceiros em todo o território (que serão de Neve nos pontos mais altos da serra da Estrela) a Norte do Mondego até ao fim da manhã, contudo poderão ser mais frequente novamente ao início da noite

Temp. Mín. Temp. Máx.
03 a 10ºC 12 a 15ºC
Vento Moderado de SW

Dia 18 – Sábado

Céu muito nublado e aguaceiros mais frequentes a junto ao Litoral durante todo o dia, com a possibilidade de ocorrência de trovoadas.
Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento Moderado a Forte SW

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

quinta-feira, novembro 09, 2006

Estado do Tempo até 17 Novembro - Depois do Verão "Indiano" o S. Martinho chegou!



Bem haja a todos os interessados!
Depois das situações de cheias, que eram previsíveis, vem a bonança e uma sucessão de bons estados de tempo, influenciados pela quase geostacionária Alta Pressão europeia, bombeando assim ar mais quente para Norte, visto que face à sua posição e fluxo, poderão ser atingidas temperaturas agradáveis para a época, embora com uma diminuição das mínimas para valores mais perto dos normais para esta época do ano.



Situação normal para esta época,como o exemplo análogo de 1955!

Todavia, este ar quente que irá fluir para norte irá trazer consequências nos estados de tempo após a semana que vem, nomeadamente o corte do Jet Stream a 9000m ou 300hPa, potenciando um bloqueio do Atlântico, fazendo com que as depressões sejam desviadas para Sul e consecutivamente poderão afectar o nosso território com núcleos depressionários sucessivos.

O início do corte do Jet Stream.


Situação posterior, que dá origem a um Bloqueio no centro do Atlântico Norte.



No entanto, isso será para o início da 2ª quinzena, até ao Quarto Crescente a 28 de Novembro, esperando estar enganado, senão iremos assistir a novas inundações rápidas locais e cheias lentas!

Depois desse período de instabilidade existe potencial para o frio Outonal de NW/N.

Meteograma Porto:
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR

Assim teremos:

Dia 10 – 6ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 13ºC 15 a 21ºC
Vento Fraco de Leste

Dia 11 - Sábado

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
07 a 14ºC 16 a 23ºC
Vento Fraco de Leste

Dia 12 - Domingo

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
07 a 14ºC 16 a 23ºC
Vento Fraco de Leste

Dia 13 – 2ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 12ºC 14 a 22ºC
Vento Fraco de SE/E

Dia 14 – 3ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 12ºC 14 a 22ºC
Vento Fraco de Leste

Dia 15 – 4ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 13ºC 14 a 21ºC
Vento Fraco de Leste

Dia 16 – 5ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
04 a 12ºC 13 a 22ºC
Vento Fraco de W

Dia 17 – 6ª feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, aumento da nebulosidade a partir do fim da manhã, com a possibilidade de períodos de chuva nas regiões do Norte, estendendo-se ao restante território durante a noite.
Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 13ºC 14 a 22ºC
Vento Moderado de W / SW


Ensembles: http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png/ohttp://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png
Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo e estão colocadas no: Blog Pessoal: http://meteoseringador.blogspot.com//ohttp://meteoseringador.blogspot.com/

Melhores cumprimentos,
Mário Marques