Seguidores

terça-feira, outubro 31, 2006

Previsão Competições Europeias - Hamburgo e Munique - Frio Fora de época

Boas,

De facto não só pelo interesse desportivo, mas também pela situação meteorológica em si, decidi colocar aqui a descrição da situação para hoje e amanhã na Alemanha e que será a primeira vaga de Frio deste Outono... ou será Inverno...!

Acumulação Neve Europa:
https://afweather.afwa.af.mil/public_images/MEURSFCSNTT048.GIF

Devido a um sistema depressionário que está afectar a escandinávia com " Blizards ", conforme imagens abaixo colocadas ( colega Norueguês membro TWO forum Nordic Snowman ou o Mike), sendo que os restos da depressão, da parte mais fria da mesma vão mergulhar para Sul.
Fotos hoje ás 10:00 manhã Noruega - Lesjaskog, Norway neste Link:

http://theweatheroutlook.com/twocommunity/forums/4/107161/ShowThread.aspx


http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=ETNT

Satélite
Vai mesmo entrar no fluxo do Ant. a W e mergulhar sobre a Dinamarca e Alemanha, provocando um arrefecimento acentuado e repentino das temperaturas, sendo que em menos de 24h irão descer 12ºC, com grande possibilidade de nevar em Hamburgo e Munique.
http://wind.met.fu-berlin.de/cgi-bin/meteosat.cgi?speed=4&count=36&intervall=30&refresh=10&playmode=Endlos

Sporting C.P.

Contudo para o dia de hoje o Sporting vai-se safar, no que concerna à situação meteorológica, porque quanto ao resto só eles o poderão comprovar, não esperando precipitação e as temperaturas ainda aceitáveis, embora a rondar os 2/3ºC
Meteograma Munique: http://85.214.49.20/wz/pics/MS_Muenchen_avn.png

F.C.Porto
Para o Jogo em Hamburgo as coisas estão feias porque a ocorrência de queda de neve não está colocada de parte, assim como uma descida acentuada das temperaturas para amanhã 1 de Novembro, com a s temperaturas a rondar o ponto de congelação e/ou mesmo os -1 ou -2ºC durante o Jogo!

Meteograma Hamburgo: http://85.214.49.20/wz/pics/MS_Hamburg_avn.png



quinta-feira, outubro 26, 2006

Previsão Estado Tempo de 27 Outubro a 3 Novembro - Verão de S. Martinho que vem a Caminho!




Bem haja a todos os interessados,

Com o aproximar do Quarto Crescente e depois de uma semana agitada com excesso de precipitação, nada que não surpreendesse, excepto a capacidade de instalar e/ou conceber um EWS " Early Warning System", visto que parece que existe uma reacção em vez de uma prevenção ou mesmo uma atitude proactiva por parte de todos os intervenientes ( incluindo as próprias populações), porque muitas das vezes a inércia e a crítica destrutiva são as perfeitas aliadas do comodismo individualista de uma sociedade, mas isso é outra conversa!

Na próxima semana existirá um predomínio anticiclónico na maior parte do território, excepto o dois dias nos Fieis para uns, ou/e Halloween para outros. Este anticiclone situado na Europa Ocidental ( Bartlett ) irá ficar sitiado sobre a França, estendendo-se em crista de uma forma variável, contudo a partir de amanhã será sentido uma boa temperatura em ascensão até Domingo, derivado de um fluxo de S/SE e mesmo Este, pelo que se espera um EXCELENTE Fim-de-semana ou poderei dizer uma boa semana quando comparada com a que passou. (irão ouvir hoje há noite insectos a cantar e os cães a espraiar)
Será o período de grandes amplitudes térmicas, especialmente para o fim da semana e no interior do território, i.e. sinónimo de constipações, resfriados ou situações virais (quando não sabem a origem ou não são bem identificadas)

No entanto, se para uns é o bem bom, para outros é a chegada mais cedo do Inverno e as primeiras grandes tempestades de Neve ou de frio, nomeadamente para os Balcãs, S da Rússia e nos territórios eslavos.


Assim teremos:


Dia 27 – 6ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais.

Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 16ºC 20 a 25ºC
Vento moderado SW

Dia 28 - Sábado

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais.

Temp. Mín. Temp. Máx.
13 a 17ºC 21 a 27ºC
Vento Fraco de NE

Dia 29 - Domingo

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais.

Temp. Mín. Temp. Máx.
13 a 17ºC 22 a 27ºC
Vento Fraco de Leste

Dia 30 – 2ª Feira

Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada, aguaceiros fracos nas regiões do Sul e no restante território não se prevê precipitação, apenas nuvens.

Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 17ºC 21 a 27ºC
Vento Fraco de Leste

Dia 31 – 3ª Feira
Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada, aguaceiros fracos nas regiões do Norte e no restante território não se prevê precipitação, apenas nuvens.

Temp. Mín. Temp. Máx.
10 a 15ºC 18 a 26ºC
Vento Fraco de W

Dia 01 – 4ª Feira

Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada junto ao sendo ocorrerão períodos de chuva fraco nas regiões do litoral e, que se estenderão progressivamente para as regiões do Interior o início da tarde, diminuindo de intensidade e passando temporariamente a regime de aguaceiros para o início da noite.

Temp. Mín. Temp. Máx.
10 a 16ºC 21 a 27ºC
Vento Fraco de S/SW

Dia 02 – 5ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais.

Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 14ºC 16 a 24ºC
Vento Fraco de NE

Dia 03 – 6ª feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 14ºC 15 a 21ºC
Vento Fraco de Leste

Ensembles: http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png


NOTA: Na próxima madrugada do dia 29, irão atrasar uma hora os ponteiros do relógio, entrando assim oficialmente na Hora de Inverno Continental

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo

terça-feira, outubro 24, 2006

Alerta- Flash Floods e Tornados (Algarve e Alentejo) e Forte Precipitação no Território

Boas,

Conforme anunciado na previsão para esta semana, i.e., a passagem de uma depressão durante o dia de hoje para amanhã irá provocar estragos, sendo que na Madeira já se lamenta a perda de duas vidas (um casal de turistas), à custa de um desmoronamento e/ou queda de blocos.
A partir da tarde de hoje e especialmente durante a noite e madrugada, ocorrerão fortes precipitações em todo o território, acompanhadas por vento Forte, especialmente no Alentejo e Algarve, onde a ocorrência de Tornados não está colocada de parte e onde a precipitação será muito elevada, i.e., acima dos 50-60mm em 24h!

Segundo Estofex, que colocou nível 1 de ameaça: www.estofex.org

" A similar situation as we have seen the past week. A few hundred J/kg MLCAPE can enter the land and interact with a very strong shear environment, LLS of more than 15 m/s, DLS more than 30 m/s, and 0-3 km SREH up to 400 m2/s2 are certainly dangerous combinations for violent supercells (large hail, significant tornadoes, severe gusts).... LCLs are low and LFC is fairly high in the GFS model so there is some capping or maybe rather elevated convection, but this seems to be caused by very saturated, neutral lower levels - not an obstacle to initiation and rather a catalyst for tornadogenesis ... Reason for not issuing a level 2 at this time is fairly low instability and lack of a more dynamical trigger.Most activity is anticipated to start during the late evening hours, with low-level convergence near the Spain-Portugal border. Like last week, significant amounts of precipitation are forecast which can lead to local flash flooding."

Meteogramas

Beja
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPBJ
Faro
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPFR

Em Menor quantidade no Porto e em Lisboa
Porto
http://85.214.49.20/wz/pics/MS_Porto_avn.png

Lisboa
http://85.214.49.20/wz/pics/MS_Lissabon_avn.png

Imagem Satélite 12:00 - Fonte IM Italiano
Wind Shear - tendência 24h- Fonte NOAA

Vorticidade 850hPa ou a 1500m - Considerável vorticidade - Fonte NOAA


Bem os ingredientes estão no caldo, espero que não se entorne!

segunda-feira, outubro 23, 2006

Evento 22 Outubro - Análise e Descrição - Probabilidade Flash Floods


Boas,

De facto a precipitação acumulada tem sido significativa e já existe uma saturação do solo, sendo que a mesma já atinge perto doa 70 cm de profundidade, o que leva a crer que toda a precipitação que virá nos próximos 3 dias será toda para escoamento superficial.
reparem no Link abaixo colocado, a acumulação nos últimos 30 dias com 221,5 mm, fora o dia de ontem!

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/precipitation/sn08545_30.gif

Portanto, o grau de severidade no risco de cheias e "flash floods" será máximo sobretudo de 24/25 ( http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png ).

Esta foto demonstra o que acima foi mencionado:



Reparem no tamanho das gotas de chuva ontem às 15:00h

A ribeira que vai desaguar à praia de Miramar em V. N. Gaia subiu perto de meio metro em relação à uma semana atrás.


No Rio douro o escoamento era intenso e na maré cheia de ontem às 15:00, estava nestes níveis:


A Montante


Ajusante


O estado Mar

O estado do Mar no cabedelo estava com uma ondulação de 4/5 metros, nada de excepcional, mas, também fez estragos ao esporão que estão a construir, imaginem um evento tempestuoso acima do normal!

Estes contratos de construção são efectuados de acordo com o nº de dias de trabalho, portanto quantos mais trabalharem mais receberão, pelo que estas situaçãoes serão de evitar, sobretudo quando não são usados materiais adequados, tanto ao nível da resistência como de dimensão, enfim...!

Foto Cabedelo, junto à Rebentação


Aproximada, vejam como está a ser facilmente destruída, não sendo nenhum especialista de engenharia, dá para ver que o material usado não é de grande resistência a uma ondulação normal num evento de Outono, o que faria se fosse extremo em termos de vento e ondulação!



Pois é meus amigos, numa situação que é normal neste período as nossas autoridades deverão de estar preparadas e tomar medidas, que tenham como consequência, a prevenção, pelo também passará pelo poder e administração local, nomeadamente na limpeza e manutenção da rede viária, fluvial e de controlo das águas pluviais, que cada vez mais, são a principal causa de "Flash floods", devido a um cada vez maior indice de impermeabilização dos solos.
Portanto preparem-se para os próximos 3 dias!

Nota: Irei colocar uma ilustração sobre a ruptura junto à ponte D. Luis ocorrido no Sábado pelas 16:00 sensívelmente.
Abraço

quinta-feira, outubro 19, 2006

Previsão Estado Tempo de 20 a 27 Outubro

Continuação de um Outono à Antiga, no fim a Mudança temporária!

Um grande bem haja a todos os interessados.


Esta semana foi de verdadeiro Outono, nós é que estavamos mal habituados nos últimos Invernos e a continuação deste padrão vai-se prolongar pelo menos até ao dia 27 de Outubro.
Esta situação deve-se a um bloqueio no Atlântico Norte, i.e. um sistema de altas pressões na gronelândia que afecta a circulação atmosférica à saída do NE continente americano, fazendo com que exista um mergulho de depressões mais para sul acompanhando um jet stream forte, mas que posteriormente ainda é cortado após atravessar o centro do Atlântico, forçando-o ir mais para sul e sem energia para virar a norte. Isto irá permitir o desenvolvimento de frentes associadas ou de uma continua alimentação de núcleos depressionários, associados a ar mais frio, apesar de que as temperaturas vão-se manter entre os valores normais para esta época do ano..

Durante esta semana e em geral instabilidade, salvando-se os dia 21 e 23 que serão de transição entre sistemas que mesmo assim poderá ocorrer precipitação na forma aguaceiros fracos, permitindo assim a possibilidade de atempadamente planear da melhor forma os afazeres semanais.

http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR
Assim teremos:


Dia 20 – 6ª Feira

Períodos de chuva e/ou aguaceiros por vezes localmente fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território. Diminuindo de intensidade para o início da tarde e com boas abertas no decorrer da mesma (hoje 20.10 - o IM e os media lançaram vários alerta para possiveis situações de temporal, sinceramente não sei onde foram buscar a informação, porque não consigo ver outro estado de tempo com aguaceiros e boas abertas à medida que a tarde passa???!!!!).
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 13ºC 16 a 21ºC
Vento moderado SW

Dia 21 - Sábado

Céu muito nublado nas regiões em todo o território, contudo, os aguaceiros só serão mais prováveis para as regiões Norte e Sul, ficando as regiões do centro com fraca possibilidade.
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 13ºC 17 a 23ºC
Fraco a Moderado WNW

Dia 22 - Domingo

Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada, sendo que ocorrerão períodos de chuva forte nas regiões do litoral e, que se estenderão progressivamente para as regiões do Interior o início da Tarde, diminuindo de intensidade e passando temporariamente a regime de aguaceiros para o início da noite.
Temp. Mín. Temp. Máx.
10 a 16ºC 18 a 21ºC
Vento: Forte de SW em especial nas terras altas

Dia 23 – 2ª Feira

Céu muito nublado e Aguaceiros que serão pouco frequentes e a Norte do Mondego até ao início da manhã, existindo boas abertas até ao fim da tarde, altura em que começará a entrar outro sistema
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 15ºC 17 a 23ºC
Vento: Moderado a forte SW

Dia 24 – 3ª Feira

Períodos de chuva por vezes fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território, passando a aguaceiros e diminuindo de intensidade para o fim da tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 15ºC 17 a 22ºC
Vento: Moderado SW

Dia 25 – 4ª Feira

Períodos de chuva por vezes Muito fortes, em especial nas regiões Centro e Sul com possibilidade de trovoadas em todo o território, incluindo o arquipélago da Madeira até ao fim da manhã, diminuindo de intensidade para o fim da tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 16ºC 15 a 21ºC
Vento: Forte de Sul/SW no Sul e na Madeira

Dia 26 – 5ª Feira

Possibilidade de aguaceiros por vezes localmente fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território. Diminuindo de intensidade para o meio da manhã.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 14ºC 14 a 20ºC
Vento: Fraco SE

Dia 27 – 6ª feira

Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada, aguaceiros fracos nas regiões do Sul e no restante território não se prevê precipitação, apenas nuvens.
Temp. Mín. Temp. Máx.
10 a 14ºC 15 a 21ºC
Vento: Fraco a moderado de NE


Ensembles: http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png

Visitem o Fórum Português de Meteorologia para mais informações em http://www.meteopt.com

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Instabilidade 17-10-2006 - Vento e Trovoada


Boas


Como tinha indicado na minha previsão semanal, acerca da probabilidade de ocorrência de precipitação e ventos localmente fortes, não foi em vão, já que na área de Santarém parece que existiu movimentação convectiva, conforme podem ver na imagem de satélite entre as 8:00 e as 9:00h ( aquelas duas células de rápida deslocação e convexão, mostrando grande vorticidade a 1500m (como podemos abaixo ver), que fez pelos vistos grande destruição em árvores, em telhados e carros.
Segundo os media, foram 3 mini-tornados???!!!


Fonte: http://wind.met.fu-berlin.de/cgi-bin/meteosat.cgi?speed=4&count=36&intervall=30&refresh=10&playmode=Endlos
Contudo não existem mini-tornados ou foi um tornado ou não foi, os media já não cumprem a sua função, i.e de informar correctamente.
De certeza que foi um TORNADO, senão vejamos as características, muito localizado, árvores arrancadas e carros danificados e telhados arrancados,... F0 ou F1, tinha de ver as imagens!

Registos Trovoadas; Fonte: IM


Aqui vou colocar a entrada do sistema ontem
16:09h Boavista

16:20, aproximou-se rapidamente

Início da chuva 17:20h

Intensificação, ficou de noite 17:47h


18:20 - segunda vaga escuro como breu, vista Monte da Virgem

18:30 - A intensificação e aproximação final



Snapshots da Trovoada sobre o estádio do Dragão, vista do Monte da Virgem, (desculpem a qualidade, mas foi através do video e foram 4 raios em dois segundos, por volta das 20:05h )

Video: http://www.youtube.com/watch?v=GUNdj86azwM








Hoje de manhã 10:48- parecia que ainda estava amanhecer

1º Estrago mesmo à entrada da minha garagem na hora do almoço

Regresso para o trabalho um aguaceiro intenso na VCI 13:15


As bermas da VCI estavam completamente a transbordar, não só por causa da precipitação, mas também devido acumulação de folhas e pequenos ramos de árvores, senão limparem na próxima semana poderão originar problemas.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Previsão Estado Tempo de 13 a 20 Outubro

Um grande bem haja a todos os interessados.

Depois das calmarias (aqueles que vão ao Estoril ainda estarão neste limiar de bom tempo), que irão durar até ao próximo domingo iremos assistir a um verdadeiro Outono, conforme na minha previsão de que seria um Outono tempestuoso, pq se fosse Inverno iríamos assistir a um situação semelhante à de 29 Janeiro deste ano! :-)
Devido a um bloqueio do Jet stream e a um afastamento do Ant. dos Açores para SW, um sistema depressionário irá deslocar-se desde a Islândia para Sul, num fluxo de norte que começará a sua descida no sábado e chegará à nossa latitude no fim de domingo.
Este ar frio e húmido vindo de norte irá chocar com o quente subtropical, provocando grande instabilidade de origem termo-dinâmica ( latitude entre 42º a 35º) nas massas de ar das diferentes camadas da troposfera, sendo existirá uma descida generalizada e acentuada das temperaturas principalmente no interior e nas terras altas.
Com o núcleo de baixas pressões “entalado” entre dois anticiclones, um localizado a W dos Açores e outro a Leste da Península Ibérica, fará com que esta instabilidade fique uma quase geostacionária depressão que irá afectar os Açores ( aqui a situação mais preocupante tb devido aos ventos muito fortes e o território nacional durante toda a semana que vem, isto é, o sistema de enorme área de abrangência geográfica.

http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR

Assim teremos:
Estado Tempo
Dia 13 – 6ª Feira
Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 13ºC 16 a 24ºC
Fraco a Moderado NW

Dia 14 - Sábado
C Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território e a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 13ºC 17 a 25ºC
Fraco a Moderado NW

Dia 15 - Domingo
Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada junto ao sendo ocorrerão períodos de chuva nas regiões do litoral e, que se estenderão progressivamente para as regiões do Interior o início da Tarde, diminuindo de intensidade e passando temporariamente a regime de aguaceiros para o início da noite.
Temp. Mín. Temp. Máx.
10 a 16ºC 18 a 22ºC
Fraco NW, mas rodando para SW no fim da manhã

Dia 16 – 2ª Feira
Períodos de chuva e/ou aguaceiros por vezes localmente fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território. Diminuindo de intensidade para o fim da tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 15ºC 17 a 21ºC
Moderado a forte SW

Dia 17 – 3ª Feira
Períodos de chuva por vezes fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território a partir da tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 15ºC 17 a 21ºC
Forte a muito forte de SW

Dia 18 – 4ª Feira
Períodos de chuva por vezes fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território. Diminuindo de intensidade para o fim da tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 16ºC 15 a 21ºC
Forte a Muito forte SW

Dia 19 – 5ª Feira
Períodos de chuva e/ou aguaceiros por vezes localmente fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território. Diminuindo de intensidade para o meio da manhã, passando a boas abertas.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 14ºC 14 a 21ºC
Moderado a Forte W

Dia 20 – 6ª feira
Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada junto ao sendo ocorrerão períodos de chuva nas regiões do litoral e, que se estenderão progressivamente para as regiões do Interior o início da Tarde
Temp. Mín. Temp. Máx.
10 a 14ºC 15 a 22ºC
Fraco a moderado de SW

Resumidamente poderão acumular-se nesse período quantidades significativas (entre 60 a 80mm) mas, além da precipitação o vento está a preocupar-me, principalmente para o arquipélago dos Açores (ventos superiores a 70/80 km e com rajadas que poderão atingir os 100km/h), assim como para o continente ou a Madeira mas com menor intensidade que poderá provocar alguns danos.

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Ensembles: http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png
Visitem o Fórum Português de Meteorologia para mais informações em http://www.metopt.com/
Melhores cumprimentos,
Mário Marques

terça-feira, outubro 03, 2006

1ª PREVISÃO INVERNO 2006/2007





ACTUALIZAÇÃO 17-10-2006 ÁS 12:30

Situação prevista pelo NCEP a 14-10-2006, vai no sentido da previsão para Janeiro, i.e. semana 13.

Anomalia Precipitação


Anomalia Temperatura


De facto não são para confiar, mas apenas para analisar e, existe uma tendência no padrão durante este período, i.e. um Janeiro extremamente tempestuoso, que tem vindo a ser mostrado por ene modelos de previsão sazonal últimamente.

Mário Marques


Boas,

Numa primeira abordagem para o Inverno teremos de analisar vários factores e o comportamento actual da atmosfera e as previsões de algumas teleconexões.
Para um Bom Inverno com chuva e algum frio associado a um e a outro evento teremos de ter as seguintes condições. No que se refere ao El Niño, já não se prevê tão acentuado e se provavelmente poderá ser pouco positivo ou mesmo neutral em pleno Inverno,.
Ao mesmo tempo, poderá ser que uma OAN( Oscilação do Atlântico Norte) negativa, que pelo avaliar das teleconexões e só faltará a existência de uma anomalia negativa das SST (Sea surface Temperature) a leste continente americano, aumentando desta forma, as possibilidades de um Inverno frio no NW da Europa.

Fig. nº1 previsão El Niño para Inverno; fonte:NOAA Fig. nº 2 - Oscilação Ártico



Contudo actualmente estamos a caminhar para uma anomalia negativa da Oscilação do Ártico, embora ainda existirão fases negativas durante o Outono 8pelo que seria melhor que ocorresse mais tarde) e, provavelmente a OAN poderá ser negativa, no entanto, não quer dizer que com isto seja um indicador de um Inverno frio, pode sê-lo como 2000/2001, contudo se as temperaturas do mar ajudarem com uma anomalia negativa em toda a região Leste do Continente Americano desde os trópicos até Gronelândia poderá ajudar o padrão de um Inverno Frio sobretudo no NW da Europa e que por vezes poderá afectar o SW num ou outro evento.

Ao nível da pressão poderemos ter uma anomalia negativa da OAN e nem sempre uma uma anomalia negativa é fria ou seca, poderá ser fria e húmida ou temperada e húmida, com o Inverno de 200/2001 ou de 1995/1996. Na figura abaixo exposta verificamos a Pressão normal do Atlântico nos Açores, segundo os meses e estações do ano.

MONTHLY MEAN SLP AND STD DEV FOR PONTA DELGADA, AZORES; fonte:http://polarmet.mps.ohio-state.edu/
JAN FEB MAR APR MAY JUN JUL AUG SEP OCT NOV DEC
1020.5 1020.3 1019.5 1020.8 1021.7 1023.5 1024.7 1022.6 1021.2 1019.7 1019.9 1021.2
6.6 6.3 5.0 3.4 2.7 2.1 1.6 2.0 2.2 2.6 3.8 5.0


Fig. nº 3 - Oscialção Atlântico Norte

Por estação sazonal
SEASONAL MEAN SLP AND STD DEV FOR PONTA DELGADA, AZORES
DJF MAM JJA SON
1020.7 1020.6 1023.6 1020.2
3.7 2.2 1.1 1.4


Fig. nº 4 - Precipitação e temperaturas Período 2001-2005 (Serra do Pilar V. N. Gaia)


Alguns responsáveis de várias instituições, indicam que a seca acabou e já não existem problemas de abastecimento, contudo verifica-se que ainda não recuperamos para uma média de precipitação ou mesmo uma anomalia positiva da mesma para se justificar essas afirmações, já que as secas são ciclícas, assim como os períodos de retorno e aí é que jaz a falta de conhecimento dos mesmos no nosso território.

Fig. nº 5 - Precipitação últimos 365 dias; fonte: NCEP


No que respeita as temperaturas verificou-se uma constante anomalia possitiva durante todo o verão, excepto a 1ª semana de Julho e a 2ª quinzena de Setembro, constatando-se mais uma vez o facto de que persistirem cada vez mais anomalias positivas durante todo o estio, em vez de serem mais localizados ao nível temporal, evidenciando a minha teoria de que caminhamos mais para duas estações do que propriamente 4 ao longo de um ano.

Fig. nº 6 - Temperaturas nos últimos 365 dias; fonte: NCEP



Fig. nº 7 - Anomalia SST durante os Invernos mais Frios N da Europa; fonte: NOAA

Concentração de gelo no Ártico

Reparem na diferença da concentração de gelo em relação ao ano transato, existe uma maior espessuraDesde o Alaska até ao N da Noruega, numa quase semelhante extensão de cobertura.
Esta situação é provocada por uma anomalia negativa na OA, que seria mais do meu desejo que ocorresse mais tarde, na medida em que, aumentou a probabilidade de mais tarde quando for Inverno essa oscilção negativa não aconteça, estabelecendo uma positividade na mesma.
Fig. nº 8 - Concentração global gelo em 02 Outubro 2006

Fig. nº 9 - Concentração global gelo em 02 Outubro 2005











Fig. nº9.1 - Concentração minima record de gelo a 27 Setembro 2006

Previsão Inverno - Modelos
Os modelos apontam para um período com temperaturas abaixo do normal na península Ibérica nos meses de Inverno, assim como uma precipitação abaixo do normal ou na média, isto para Janeiro e Fevereiro, escapando apenas o Março. Claro que não passam de modelos que são actualizados mensalmente e valem o que valem mas, na minha opinião irão ser contrariados no decorrer do período, principalmente no que toca à precipitação.
NOAA/NCEP
Fig. nº 10 - Precipitação 6 meses Fig. nº 11 Temperaturas Superfície a 6 meses

Previsão Meteo Office UK

Podem verificar aqui, também não excluem um Inverno frio para O Norte da Europa, mas relembro que quando isso acontece aqui é molhado e poderá existir um "storm track" mais a Sul.

http://www.metoffice.com/research/seasonal/graphics_glo/20060901/

Ouras previsões
http://nsipp.gsfc.nasa.gov/

http://forecast.mssl.ucl.ac.uk/

http://iri.columbia.edu/climate/forecast/net_asmt/

http://ecpc.ucsd.edu/imagedata/NSMD/DRF/FWIEUR/

Previsão Mário Marques

No que respeita à minha previsão ela é baseada na conjugação de vários factores, quer na análise de dados de variadíssimas teleconexões, como de observações directas de diversos fenómenos biológicos e astronómicos, por isso poderá levantar susceptibilidades de desconfiança para quem a lê e/ou a julga.
Mas afinal, não passam de previsões sujeitas a alterações, no entanto o que prevalece é a capacidade de uma descrição da tendência sazonal que eventualmente se irá verificar, ficando salvaguardada a informação nela contida.

Dezembro 2006
Neste mês espero uma precipitação abaixo da média e umas temperaturas acima da média, apesar de que no início do último mês do ano o frio irá marcar a sua presença.

2ª Quinzena
Na 3ª semana de Dezembro irão prevalecer bons estados de tempo principalemte até ao Natal com um domínio anticiclónico, altura em que se irá alterar o padrão e iremos assistir para a 4ª semana um passagem de uma depressão cavada que irá fazer com que o Ant. dos Açores se desloque para para SW, deixando caminho livre para um Storm track contínuo no início do Ano,
i.e., para Janeiro 2007.


Janeiro 2007
Neste mês prevejo que a precipitação seja acima da média assim como a temperatura em geral, com um domínio das baixas pressões, que nalguns casos poderão ser cavadas e com grande instabilidade.

1ª Quinzena
O ano inicia-se com um intenso fluxo de SW, trazendo consigo frentes associadas com possibilidade de provocar precipitações intensas acalmando para o fim do período da 2ª semana com uma actividade convectiva fora do normal, assim como de probabilidade de ventos fortes.

2ª Quinzena
Para este período o domínio das baixas pressões continua e poderá existir a possibilidade de inundações locais devido a um acumular de situações invernosas. No entanto para a 4ª semana poderá existir uma melhoria e até mesmo uma transição para um domínio anticiclónico e um arrefecimento em geral, quando comparado com a 1ª quinzena, terminando o mês com bons estados de tempo.

Fevereiro 2007

Neste mês existem grandes probabilidades da precipitação ficar abaixo da média e com temperaturas perto do normal, salvo para o fim do mês. Prevejo iuma prevalência da influência anticiclónica durante o mês, sendo que considero um mês com elevados dias de nevoeiro.

1ª Quinzena

Na primeira semana continua a influência do Ant. dos Açores e uma sucessão de bons estados de tempo, existindo uma grande amplitude térmica. No começo da segunda semana poderá existir a possibilidade da passagens de frentes com fraca actividade que provocarão mais humidade do que propriamente precipitação, com uma consequente diminuição da amplitude térmica.

2ª Quinzena

Na segunda metade de Fevereiro e na 3ª semana, prevalecerá a continuação de alguma instabilidade, de fraca actividade, com a alterção de padrão de influência à medida que se chega à 4ª semana, pelo que aqui as temperaturas irão baixar, com probabilidade de passagem de uma ou outra situação de NW ou de N, mas mais uma vez, com fraca actividade ao nível de ocorrência de precipitação.

Março 2007

Este mês provavelmente será caracterizado por baixas temperaturas nas onde ficarão abaixo da média e precipitação na média ou ligeiramente abaixo da mesma.

1ª Quinzena

Na 1ª semana de Março prevejo a continuação de tempo frio de influência anticiclónica, provavelmente de Leste ou NE, uma boa oportunidade para o " Sincelo" no NE transmontano, fraca possibilidade de precipitação, mas não quer dizer que não possa ocorrer.
Na segunda semana a humidade irá aumentar mas poderá ser mais em forma de nevoeiros, embora não descarte a hipótese de uma depressão afectar o território, assim como uma subida das temperaturas em especial das mìnimas.

2ª Quinzena
Dominio da humidade e de alguma interacção anticiclónica e dissipação de frentes junto à Península Ibérica com alguma oscilação nas temperaturas. finalmente para a última semana do mês, existirá a probabilidade de alguma actividade convectiva (fraca), causada por uma aumento na diferença do gradiente térmico existente entre a P.I. e o NW da Europa.

BEM AQUI FICA A MINHA 1ª PREVISÃO PARA O INVERNO 2006/2007, QUE PREVEJO QUE SEJA NO GERAL TEMPERADO (EXCEPTO O FIM DA ESTAÇÃO) E HÚMIDO, PRINCIPALMENTE POR CULPA DO MÊS DE JANEIRO, CONTRASTANDO COM A PREVISÃO DOS MODELOS DE FRIO E SECO.

Esta é a minha 1ª previsão do Inverno 2006/2007, pelo que será actualizada no início de cada mês.

Um grande bem aja e votos cheios de saúde para todos os interessados.

Mário Marques
02 de Outubro de 2006