Seguidores

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Estado Tempo até 12 de Janeiro - Calmo de início e depois uma suave Visita General Inverno

Grande bem haja a todos os interessados.

Depois das festividades, voltamos à rotina, sem grandes acontecimentos a relatar no que toca a esta data, tenho de lembrar que o ano que passou, foi rico em factos e eventos extremos, senão vejamos:



  • Acumulações de neve por mais de 45 dias e a ocorrência de neve em 70% do território (incluindo à cota 0) a 29 de Janeiro!

  • Um Março ventoso;

  • Verão antecipado e as pragas de insectos em Maio;

  • Actividade convectiva que provocou inundações e mais uma vez alguns períodos quentes;

  • Actividade tropical no Atlântico, tendo como referência o Furacão Gordon;

  • O Outono tempestuoso e ameno (como a minha previsão o indicava), com as primeiras inundações locais e de caudal desde 2000;


Em resumo 2006 será também o 5 mais quente desde 1931. Contudo, tu depende da forma como se começa a notícia, i.e., se anunciassem que o ano de 2006 foi o segundo mais quente a desde 1997, aí os impacto já não seriam tão importante ao nível temporal.



Se pensarmos bem nos custos que directamente estão associados veremos que existe um nº superior a 7 algarismos senão for mais, isto porque, aqueles que são indirectos, são menos avaliados mas tenho quase a certeza que serão mais avultados e deveras intrigantes
Veremos como se porta 2007, porque segundo alguns especialistas, existe grande probabilidade de ser o ano mais quente desde há centenas de anos, todavia cá por mim ainda vai ser furada, assim o espero pelo menos....


Assim teremos
Nesta primeira semana e meia iremos ter uma variabilidade de estados de tempo, estando inicialmente até dia 07 uma sucessão de bons estados de tempo, acompanhado por alguma nebulosidade e um bom conforto térmico, embora com uma ligeira descida das temperaturas.
A partir desta data o anticiclone irá enfraquecer e mover-se para Sul, abrindo caminho para a passagem de um núcleo de baixas pressões associadas a um sistema frontal complexo a W das Ilhas Britânicas, pelo que a partir do dia 08 até dia 11 iremos ser afectado pela parte mais a sul do mesmo, tendo como consequências a ocorrência de precipitação intensa, ondulação e ventos fortes ( especialmente dia 09/10).
Posteriormente a bonança voltará com os dia 11 e 12 e um domínio de bons estados de tempo.
Depois tudo pode acontecer, espero que o Atlântico vá preparando o caldeirão e que mais lá para a frente faça das suas mas, com mais um pouco de frio, numa visita mais intima do grande General Inverno.....


Dia 04 – 5ª Feira
Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território com a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, que nalguns locais poderão persistir ao longo do dia.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-1 a 10ºC 10 a 15ºC
Vento fraco Variável



Dia 05 – 6ª Feira
Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território com a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, que nalguns locais poderão persistir ao longo do dia
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-1 a 7ºC 6 a 16ºC
Vento Fraco de NW



Dia 06 - Sábado
Céu pouco nublado, ou limpo nas regiões do Sul com a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais. No entanto a nebulosidade afectará a região Norte e uma fraca possibilidade de aguaceiros fracos.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-2 a 7ºC 11 a 16ºC
Vento Moderado de NNW



Dia 07 - Domingo
Possibilidade de formação Nevoeiros Matinais nas regiões do Sul. No entanto, a partir da tarde a nebulosidade começará afectar o território de NW para SE podendo provocar aguaceiros para o fim da noite a Norte do Mondego.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
0 a 8ºC 10a 16ºC
Vento Fraco de WSW



Dia 08 – 2ª Feira
Céu muito nublado acompanhados por períodos de chuva, inicialmente fraca a Norte do sistema Montejunto – Estrela, a partir do fim da tarde, mas passando a um regime moderado para a noite.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
2 a 13ºC 11 a 15ºC
Vento Moderado/ Forte de SSW



Dia 09 – 3ª Feira
Períodos de chuva a Norte do Tejo progredindo para Sul à medida que o dia passa e que poderá ser moderada até ao fim do dia.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
5 a 14ºC 10 a 16ºC
Vento Forte de SW



Dia 10 – 4ª Feira
Céu muito nublado e períodos de chuva até ao início da manhã, passando a um regime de aguaceiros até ao início da tarde e boas abertas no Norte e Litoral Oeste
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
6 a 13ºC 9 a 15ºC
Vento Forte de SW



Dia 11 – 5ª Feira
Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território com a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais e um acentuado arrefecimento nocturno.
Temp. Mín. Temp. Máx.
5 a 12ºC 8 a 14ºC
Vento Fraco de NW



Dia 12 – 6ª feira
Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território com a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais e um acentuado arrefecimento nocturno.
Temp. Mín. Temp. Máx.
3 a 11ºC 9 a 14ºC
Fraco a moderado de NNW


Ensembles:
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png/

http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png



Meteogramas:
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png

http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR/ohttp://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR


http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

Sem comentários: