Seguidores

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Previsão Meteorológica até 23 Dezembro - Com o Natal aproximar o General Inverno irá ficar!




A situação sinóptica nos próximos dias irá sofrer alterações de padrão com uma situação de instabilidade que irá permanecer durante praticamente toda a semana, com precipitação e um aumento temperaturas, embora não sejam substanciais e duradouras.
A esta situação está associada uma depressão “Cut/Off Low”, em que basicamente, consiste numa depressão originada pelo mergulho do Jet Stream, que origina um corte do seu braço principal e que ficará deslocada mais para sul numa situação geostacionária, visto que devido à presença do Anticiclone no Centro da Europa a impede de progredir, cortando assim o fluxo zonal de Oeste- Leste, fazendo com que exista uma situação meridional
Resumindo, a chuva irá chegar conforme previa para o Inverno, assim como as primeiras neves para as terras Altas, em especial o Maciço Central e Alto Douro, existindo depois a meio da semana uma situação de aumento das temperaturas, em especial das mínimas.
P.S: Estejam atentos às previsões para a quadra festiva que serão lançadas no próximo dia 21 de Dezembro.

“Vento Sul friinho, água no pocinho.”

Assim iremos ter:

Dia 17 – 2ª Feira
Períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo território, e a probabilidade de formação de neblinas ou nevoeiros matinais em locais abrigados. No entanto, espera-se nuvens para o Sul do território. No que toca ás temperaturas, espera-se mais uma descida das temperaturas, mais significativa a Norte do Tejo, com acentuado arrefecimento nocturno e formação de geada nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-07 a 08ºC 05 a 13ºC
Vento fraco de Nordeste (< 15km/h)

Dia 18 – 3ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de períodos de chuva forte, em especial a partir da tarde e nas regiões Centro e sul estendendo-se para as restantes regiões para a noite. Possibilidade de queda de neve acima dos 800m até meio da manhã, passando a cota para os 1500/1600m, favorecendo assim a Serra da Estrela.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-03 a 09ºC 04 a 14ºC
Vento moderado a forte de Sudoeste (35-45km/h)


Dia 19 – 4ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de períodos de chuva forte, em especial a partir da tarde no Litoral Oeste e mais intensos nas regiões centro e Sul, progredindo para NE ao longo do dia.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-02 a 09ºC 05 a 16ºC
Vento forte a muito forte de Sudeste (65-80km/h, com rajadas até 110km/h no Litoral e Terra altas)

Dia 20 – 5ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de ocorrência de chuva em todo o território, até ao fim da manhã, passando a regime de aguaceiros para o fim da tarde, em especial nas regiões Centro e Sul.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-01 a 10ºC 06 a 15ºC
Vento forte a muito forte de Sudeste (55-70km/h, com rajadas até 100km/h no Litoral Centro Sul e Terra altas)


Dia 21 – 6ª feira

Prevê-se períodos de céu muito nublado, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros até ao final da manhã e que poderão ser localmente fortes, no interior. Espera-se ainda a probabilidade de ocorrência de trovoadas e queda de granizo.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
0 a 13ºC 06 a 16ºC
Vento moderado de Leste (20-30km/h)

Dia 22 – Sábado
Prevê-se períodos de céu muito nublado, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros até ao final da manhã e que poderão ser localmente fortes, no interior. Espera-se ainda a probabilidade de ocorrência de trovoadas e queda de granizo, até ao início da tarde, passando a existir boas abertas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 13ºC 08 a 14ºC
Vento fraco de WNW (<20km/h)

Dia 23 - Domingo
Períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo território, e a probabilidade de formação de neblinas ou nevoeiros matinais e geada nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
2 a 11ºC 07 a 15ºC
Vento moderado de Noroeste (20-30km/h)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

Sem comentários: