Seguidores

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Previsão Meteorológica até 20 de Janeiro - Instabilidade inicial mas com tréguas para o final!


Nevão no Marão 11.01.2008

A situação sinóptica nos próximos dias não irá sofrer alterações de padrão com a continuação da instabilidade que irá permanecer durante praticamente toda a semana, com precipitação e uma oscilação das temperaturas, embora não sejam substanciais e duradouras.
A esta situação está associada uma passagem de Frentes Frias, associadas a depressões que estão afectar o Norte da Europa, num fluxo Zonal de Oeste- Leste.
Resumindo, a chuva irá permanecer até ao fim da semana, (conforme previa para o Inverno a instabilidade até meados de Janeiro), assim como vento forte e neve para a Serra da estrela.

“Guarda-te da traseira da mula, da ilharga do carro, da dianteira do frade e do vento que entra pelo buraco”

Assim iremos ter:



Dia 15 – 3ª Feira
Períodos de céu muito nublado em todo território, em especial a Norte do sistema Montejunto-Estrela onde são esperados períodos de chuva fraca e, que serão de neve acima dos 1500m até meio da manhã, favorecendo assim a Serra da Estrela. no entanto, espera-se apenas períodos de nebulosidade alta nas regiões Sul do país a partir da tarde.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-02 a 09ºC 04 a 14ºC
Vento forte a muito forte de Sudeste (60-70km/h, com rajadas até 90km/h no Litoral e Terra altas)

Dia 16 – 4ª Feira
Períodos de céu muito nublado nas regiões a Norte do Tejo e, as probabilidades de precipitação durante a madrugada e manhã a Norte do Mondego e, que poderá ser de neve acima dos 1200m. Ao passo que somente a nebulosidade irá persistir ao longo do dia para s regiões do Sul.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-02 a 09ºC 05 a 14ºC
Vento moderado a forte de WNW (40-50km/h, com rajadas até 70km/h no Litoral e Terra altas)

Dia 17 – 5ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de ocorrência aguaceiros, que poderão ser moderados para a noite, progredindo para o fim da tarde às regiões do interior a Norte do Tejo.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-01 a 10ºC 06 a 15ºC
Vento moderado a forte de Sudoeste (30-40km/h, com rajadas até 60km/h no Litoral Norte e Centro e nas Terra altas)

Dia 18 – 6ª feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de períodos de aguaceiros fracos e, em especial até ao fim da manhã e nas regiões Norte, passando a existir boas abertas. Nas restantes regiões espera-se unicamente períodos de nebulosidade que vão diminuindo ao longo do dia. Possibilidade de formação de nevoeiros ou neblinas nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 08ºC 07 a 16ºC
Vento moderado de WNW (20-30km/h, no Litoral Centro Sul e Terra altas)

Dia 19 – Sábado

Prevê-se períodos de céu muito nublado por nuvens baixas, com a possibilidade de formação de neblinas ou nevoeiros matinais, mas que nos locais abrigados poderão persistir ao longo do dia. No que toca ás temperaturas, espera-se uma descida gradual das mínimas e um aumento das máximas, com acentuado arrefecimento nocturno para as regiões do interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 11ºC 08 a 16ºC
Vento fraco de ESE (<20km/h)

Dia 20 - Domingo
Prevê-se períodos de céu temporariamente muito nublado por nuvens baixas, com a possibilidade de formação de neblinas ou nevoeiros até ao fim da manhã mas, que nos locais abrigados poderão persistir ao longo do dia. No que toca ás temperaturas espera-se uma ligeira descida com acentuado arrefecimento nocturno para as regiões do interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 13ºC 09 a 17ºC
Vento fraco de Leste (< 20km/h)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

Sem comentários: