Seguidores

quarta-feira, março 19, 2008

Previsão Páscoa 2008 - Alerta de dias de Frio Polar fora de época!!



A situação sinóptica nos próximos 10 dias ,onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta.

Até à próxima fase de Quarto Crescente (neste momento está Lua Cheia), iremos assistir a um período de mudança de padrão onde as diferenças Norte Sul serão de notar, em especial durante a Páscoa onde se esperam temperaturas frias e abaixo da média para altura do ano.

Esta situação de Ar frio Polar está associada à passagem de um núcleo depressionário, que irá afectar toda a Europa Ocidental com Neves e ventos fortes, afectando-nos com restos da mesma. Com o Anticiclone estendendo-se em Crista e na vertical desde a Gronelândia até aos Açores, injectando ar frio polar, afectando deste modo o continente, em especial as regiões do Norte e Centro, com a possibilidade de neve nas médias e altas para Sábado.

Neste fim-de-semana, poderá existir um desconforto térmico no limite da Ibéria, com ar frio e húmido de Norte, sendo que só o Domingo escapará à precipitação, excepto nos dias 21 e 22 e a Norte do Tejo.

Resumindo, espera-se um período de maior instabilidade e com uma descida acentuada das temperaturas, ou seja, existe potencial para existirem situações de frio e neve para as terras altas do Norte e Centro e quem sabe mais nalguns locais mas ainda falta muito tempo e nestas situações é quase ver para crer.

Assim, a Sensação Térmica de Frio Muito Desconfortável no período festivo, com um aumento da vulnerabilidade (exposição) e de susceptibilidade de ocorrência das condições atmosféricas ideais (condições proliferação) problemas virais do sistema respiratório, como a renite, otite, laringite, amigdalite mas, com boas perspectivas de afluência ás Unidades de Saúde e Farmácias.

Mais em: http://www.meteoiberia.com/main/sub_pag/prev_semanal.htm

Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php

Bem haja,



“Depois da chuva se vem o vento, põe-te em guarda e ganha tento;”


Assim iremos ter:


Dia 20 – 6ª feira
Céu muito nublado, com a probabilidade de aguaceiros nas regiões a Sul do Mondego, em especial Alentejo e Algarve, que poderão ser de neve acima dos 1000m ou mesmo abaixo da mesma, diminuindo de nebulosidade a partir do fim da tarde, existindo assim boas abertas. No entanto, no restante território não se prevê precipitação, apenas nuvens.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
00 a 13ºC 09 a 19ºC
Vento moderado de Norte (20 a 30km/h)

Dia 21 – 6ª feira
Céu nublado por nuvens altas, sobretudo a Norte do Tejo todo, com a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais e geadas com um acentuado arrefecimento nocturno. No entanto, Prevê-se períodos de céu muito nublado, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados, no Litoral a Norte do Mondego para a noite, que poderão ser de neve acima dos 800m. Espera-se ainda, uma descida acentuada das temperaturas, em especial das mínimas nas regiões do Interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 12ºC 08 a 16ºC
Vento moderado a Noroeste (20 a 30km/h, com rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas


Dia 22 – Sábado
Prevê-se períodos de céu muito nublado, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros, a Norte do Tejo, que poderão ser de neve acima dos 600m, não esperando precipitação nas regiões do Sul..
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 06ºC 04 a 13ºC
Vento moderado de Norte (30 a 40km/h, soprando por vezes forte no Litoral Oeste)


Dia 23 - Domingo
Prevê-se períodos de céu temporariamente muito nublado em todo o território, mas com boas abertas para a tarde. Espera-se ainda, a formação de nevoeiros matinais e acentuado arrefecimento nocturno, com a formação de geada nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-6 a 08ºC 08 a 14ºC
Vento moderado de Noroeste (20-30km/h)

Dia 24 – 2ª Feira
Espera-se céu muito nublado, com a ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas regiões a Norte do Mondego, que poderão ser de neve acima dos 700m, não se prevenmdo precipitação nas regiões do Centro e Sul onde predominará a pouca nebulosidade.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 12ºC 08 a 15ºC
Vento fraco a moderado de Norte (20-30km/h)


Dia 25 – 3ª Feira
Céu muito nublado, com a probabilidade de formação de ocorrência de aguaceiro no Litoral Oeste a Norte do Cabo Carvoeiro, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, existindo assim boas abertas. No entanto, no restante território não se prevê precipitação, apenas nuvens.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 12ºC 09 a 16ºC
Vento fraco a moderado de WNW (20-30km/h)


Dia 26 – 4ª Feira
Espera-se pouco nublado, em todo o território e a probabilidade de formação de nevoeiros matinais. No entanto a partir da tarde espera-se um aumento da nebulosidade alta a Norte do Mondego, estendendo-se a todo o território para a noite. Espera-se ainda, uma pequena descida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 11ºC 12 a 16ºC
Vento fraco de WNW (<20km/h, soprando moderado a forte à noite 30-40km/h)


Dia 27– 5ª Feira
Céu muito nublado, com a probabilidade de aguaceiros nas regiões a Sul do Mondego, que poderão ser de neve acima dos 800m ou mesmo abaixo da mesma, diminuindo de nebulosidade a partir do fim da tarde, existindo assim boas abertas. No entanto, no restante território não se prevê precipitação, apenas nuvens. Espera-se ainda, uma pequena descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
00 a 10ºC 11 a 15ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30km/h)


Dia 28 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados, no Litoral a Norte do Mondego, que poderão ser de neve acima dos 800m. Espera-se ainda, uma descida acentuada das temperaturas, em especial das mínimas nas regiões do Interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 12ºC 06 a 16ºC
Vento moderado a Noroeste (20 a 30km/h, com rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 29 – Sábado

Prevê-se períodos de céu muito nublado, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros, a Norte do Tejo, que poderão ser de neve acima dos 600m, não esperando precipitação nas regiões do Sul..
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 06ºC 04 a 13ºC
Vento fraco de Norte (<20km/h)


Dia 30 - Domingo
Prevê-se períodos de céu temporariamente muito nublado em todo o território, mas com boas abertas para a tarde. Espera-se ainda, a formação de nevoeiros matinais e uma ligeira subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 08ºC 09 a 14ºC
Vento moderado de Noroeste (20-30km/h)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2008

Sem comentários: