Seguidores

segunda-feira, maio 12, 2008

Previsão Meteorológica até 18 de Maio 2008 - Continuação da nebulosidade e humidade, para um final do período com estabilidade!


Representação gráfica dos efeitos da OA- Oscilação do Ártico


Até à próxima fase de Lua Cheia (neste momento está em Quarto Crescente), iremos assistir a uma continuação de instabilidade, com período de alternância de padrão atmosférico, onde as diferenças Norte/ Sul se farão notar novamente.
Depois de um fim-de-semana com alguma humidade, poderemos assistir a uma mudança ao nível das temperaturas, sobretudo nas diferenças de estado de tempo entre Norte e Sul. Isto porque, a partir de 3ªfeira as regiões a Norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela poderão ser afectadas pela instabilidade, que será mais de origem convectiva.
Resumindo, espero até ao fim da manhã de Sábado, aguaceiros e uma ligeira diminuição dos valores das temperaturas até meio da semana, para depois, no fim-de-semana voltarem a subir, onde espero estabilidade até ao início de Junho e a primeira amostra de calor.
Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php :

“Vento de suão farta o Inverno, mas não no Verão;”


Assim iremos ter:

Dia 12 – 2ª Feira

Céu muito nublado com probabilidade de aguaceiros fracos nas regiões do Interior até início da noite, ao passo que, no restante território não se prevê precipitação, apenas alguma nebulosidade e céu limpo para as regiões do Sul.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
07 a 12ºC 16 a 23ºC
Vento fraco a moderado de NW (20-30km/h)

Dia 13 – 2ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado por nebulosidade em todo o território e a probabilidade de aguaceiros, em especial a Norte do Tejo. Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 10ºC 15 a 22ºC
Vento fraco de Sudoeste (<20km/h)

Dia 14 – 4ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado, com probabilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca Minho e Douro Litoral até à tarde, passando a um regime de aguaceiros. Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
07 a 13ºC 13 a 22ºC
Vento fraco de Sudoeste (<20km/h)

Dia 15– 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado até ao início da tarde, com a possibilidade de aguaceiros e ocorrência de trovoadas, em especial na regiões a Noroeste do território.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 15ºC 14 a 22ºC
Vento moderado de Sudoeste (20 a 30km/h)

Dia 16 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu nublado em todo o território, esperando a probabilidade de ocorrência de trovoadas para as regiões do Alentejo e Sotavento Algarvio, até ao fim da tarde.
Espera-se ainda, uma pequena descida das temperaturas mínimas e ligeira subida nas temperaturas máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
07 a 14ºC 14 a 23ºC
Vento fraco a moderado de Noroeste junto ao Litoral (<20km/h)

Dia 17 – Sábado
Prevê-se períodos de céu muito nublado, com a fraca probabilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos no Litoral Oeste a Norte do Mondego, ao passo que, no restante território não se prevê precipitação, apenas alguma nebulosidade e céu limpo para as regiões do Sul. Espera-se ainda, uma pequena descida das temperaturas mínimas e ligeira subida nas temperaturas máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 14ºC 16 a 24ºC
Vento de moderado de WNW (20-30km/h, soprando forte à noite para o Litoral a Sul do Tejo)

Dia 18 - Domingo
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial até ao início da tarde nas Regiões do Litoral Oeste a Norte do Tejo, estendendo-se ás restantes regiões para as regiões do Sul ao longo do dia.
Espera-se ainda, uma pequena subida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
04 a 14ºC 17 a 26ºC
Vento moderado de Noroeste (20-30km/h, soprando forte à noite para as terras altas)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2008

Sem comentários: