Seguidores

quarta-feira, agosto 20, 2008

Previsão Meteoiberia - Previsão Meteorológica-Portugal até 24 de Agosto 2008 - FDS Outunal, para depois o Sol brilhar sem igual!

Caros Membros,

A situação sinóptica nos próximos 10 dias ,onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta.



Conforme havia mencionado na previsão sazonal, esperava uma 1ª metade de Agosto mais instável, embora não de trovoadas, embora exista convecção. E, depois uma melhoria para o final do mês.

Quanto à previsão do estado do tempo, até à próxima fase de Quarto Minguante (neste momento está na fase Lua Cheia), iremos assistir mais uma vez, a um contraste entre Norte e Sul, com uma alternância de instabilidade inicial e humidade no padrão atmosférico e, para o final do período sol intenso. Quanto às temperaturas, as mesmas irão manterem-se pelo FDS e, depois a subir a partir de 4ªfeira, , em especial nas regiões a Sul do Tejo. No entanto, existe potencial para depois as temperaturas começarem a subirem novamente e, desta feita mantendo-se, até ao fim-de-semana 23/24.



Esta situação deve-se ao facto de por um lado, de existir no Atlântico um núcleo de altas pressões que se estende desde as Bahamas até à Ibéria (desta vez menos intenso), que por um lado, permite uma maior predominância de fluxos de Sul mais quentes, mas que também poderão permitir a passagem de restos de fluxos de NW, como é o caso do que irá afectar as Regiões a Norte do Mondego no dia (16 a 18), com um ligeiro retrocesso da Alta Pressão dinâmica.



Resumindo, este fim-de-semana é para esquecer, devido há instabilidade mais a Norte, com uma sucessão de estados de tempo nublado e húmido, até 4ªfeira, sobretudo a Norte do Tejo, com o termóstato Atlântico a refrescar um pouco, em especial a Terras Altas do Interior Norte e Centro. Depois, estabilidade e algum calor até ao FDS 23/24, o ideal para um verão típico e não muito favorável a incêndios, a não ser aqueles 90% de origem criminosa ou negligência como queiram apelidar…

A próxima actualização a 21.08!

Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/

Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php :

Junta-te à Comunidade Meteoiberia no Hi5 –

Previsão Outono 2008



Bem haja,



“Em Agosto nem vinho, nem mosto!”



Assim iremos ter:


Dia 15 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto, poderá apresentar-se temporariamente muito nublado durante a tarde nas regiões do Norte do Mondego, onde poderão existir condições favoráveis à ocorrência de chuviscos para a noite.
Espera-se ainda, uma pequena descida das temperaturas, em especial a Norte do Mondego
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
09 a 16ºC 20 a 31ºC
Vento moderado de WSW (<30km/h, mas soprando até 40km/h, no Litoral Oeste e Terras altas do Norte)

Dia 16 – Sábado
Prevê-se períodos céu muito nublado, com probabilidade de períodos de chuva, passando a aguaceiros, mais frequentes e persistentes, até ao início da manhã nas Regiões a Norte do Tejo. Existe ainda, a probabilidade de ocorrência de uma ou outra trovoada, durante a madrugada, no Litoral Oeste.
Espera-se ainda, uma pequena descida das temperaturas máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
09 a 16ºC 18 a 29ºC
Vento moderado de Sudoeste (<30km/h mas, com rajadas entre 40-50km/h no Litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro).

Dia 17 - Domingo
Prevê-se períodos de céu temporariamente muito nublado, onde poderão existir condições favoráveis à ocorrência de períodos de chuva ao início da tarde nas regiões do Norte e Centro, não se esperando chuva para o Algarve.
Espera-se ainda, uma pequena descida das temperaturas, em especial a Norte do Mondego.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
11 a 16ºC 18 a 27ºC
Vento moderado de WSW (<30km/h mas, com rajadas entre 40-50km/h no Litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro).

Dia 18 – 2ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado e probabilidade de ocorrência de aguaceiros até ao início da manhã, em especial nas regiões do Litoral Oeste e a Norte do Tejo, passando a pouco nublado no Sul e boas abertas a Norte.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
10 a 15ºC 17 a 28 ºC
Vento moderado de Noroeste (20-30km/h)

Dia 19 – 3ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado e probabilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, até ao início da manhã, em especial nas regiões do Litoral Oeste e a Norte do Tejo, passando a regime de boas abertas. Espera-se ainda, uma pequena subida da temperatura, em especial no Interior e Terras altas do Norte e Centro.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
11 a 18ºC 20 a 29ºC
Vento moderado de Oeste/ Noroeste ( 20 - 30km/h, mas soprando em regime de nortada até 40km/h, no Litoral Oeste e Terras Altas do Norte)


Dia 20 – 4ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto, poderá apresentar-se temporariamente muito nublado durante a madrugada/manhã no Litoral oeste a Norte do Mondego.
Espera-se ainda, uma pequena subida da temperatura, em especial no Interior Centro e Sul.
13 a 18ºC 22 a 31ºC
Vento moderado de ENE (<30km/h, mas soprando até 40km/h, no Litoral Oeste e Terras altas do


Dia 21– 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado em todo o território, todavia, poderá existir a nebulosidade matinal no Litoral W a Norte cabo da Roca.
Espera-se ainda, uma pequena subida da temperatura, em especial nas regiões do Sul.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
14 a 19ºC 24 a 32ºC
Vento fraco de Nordeste (< 20km/h, mas soprando em regime de nortada até 30km/h, no Litoral Oeste)


Dia 22 – 6ª feira

Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território. Espera-se ainda, a formação de nevoeiros matinais nos locais abrigados e junto a bacias hidrográficas.
Espera-se ainda, uma pequena subida da temperatura máxima.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
14 a 18ºC 24 a 34ºC
Vento fraco de NNE (< 20km/h, mas soprando em regime de nortada até 30km/h, no Litoral Oeste)

Dia 23 – Sábado
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território. Espera-se ainda, a formação de nevoeiros matinais nos locais abrigados e junto a bacias hidrográficas.
Espera-se ainda, uma pequena descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
12 a 19ºC 22a 32ºC
Vento fraco de Noroeste (<20km/h mas, soprando em regime de nortada até 30km/h, no Litoral Oeste)


Dia 24 - Domingo
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto, poderá apresentar-se temporariamente muito nublado e probabilidade de ocorrência de trovoadas para a tarde, nas as regiões do interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
13 a 20ºC 24 a 32ºC
Vento moderado de Nordeste (30km/h mas, soprando em regime de nortada até 40km/h, no Litoral Oeste)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2008

Sem comentários: