Seguidores

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Previsão Meteorológica até 01 de Fevereiro - Vento, Chuva e Frio como antigamente o sentiam!


Foz do Douro 24.01.2009 - Mário Marques

Bem, este Inverno está a ser um a sério e ainda falta vir Fevereiro, onde espero que seja mais severo do que Janeiro, apesar que para isso Fevereiro tenha de ser excepcional, como também, avisar com a devida antecedência, essa possibilidade de um início Tempestuoso.
Até à próxima fase de Quarto Crescente (neste momento está na Lua Nova), iremos assistir à continuação de alternância de padrão atmosférico, com Grandes oscilações de condições atmosféricas, sobretudo, ao nível da Precipitação, Vento e Frio, em especial nas regiões a Norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela.
Existe ainda, a possibilidade de queda de neve para o Fim-de-semana 31/01 acima do 800m, com o ar frio pós-frontal a passar, em especialmente no Interior Norte e Centro.
A partir daqui, será interessante analisar já que existe a probabilidade de vir um período de instabilidade e uma nova descida gradual das temperaturas, arriscando a previsão de vermos as primeiras cheias de algumas bacias Hidrográficas a Norte do Território mas, isso será outra conversa.
Resumindo, estará chuva e humidade (mais nas regiões do Norte), até ao fim da semana mas, a partir dessa altura, espero uma sucessão de bons estados de tempo a partir de Domingo.

Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php :
Junta-te à Comunidade Meteoiberia no Hi5 –
Fotos/Vídeos da Instabilidade 19 a 26 Janeiro 2009


“Janeiro frio ou temperado, não deixa de ir enroupado”

Assim iremos ter:

Dia 26 – 2ª Feira
Céu muito nublado com probabilidade de aguaceiros e uma ou outra trovoada, nas regiões a Norte, principalmente até ao início da tarde, ao passo que, no restante território se prevê apenas nebulosidade. Espera-se ainda, uma subida das temperaturas mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 08ºC 09 a 15ºC
Vento fraco a moderado de WNW (20-30km/h)

Dia 27 – 3ª Feira
Períodos de céu nublado em todo território, com a formação de nevoeiros até ao fim da manhã. No entanto, espera-se aumento de nebulosidade a partir do início da tarde, onde ocorrerão períodos de chuva fraca a norte do Sistema Montejunto/Estrela.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
00 a 10ºC 12 a 17ºC
Vento moderado a Noroeste (20 a 30km/h, com rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas)


Dia 28 – 4ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de períodos de chuva, em especial a partir da tarde e nas regiões Norte e Centro e, que poderão ser localmente intensos. Espera-se ainda, uma subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 10ºC 09 a 17ºC
Vento moderado a forte de WSW (30km/h a 40km/h, soprando por vezes forte à noite 40-50km/h e com rajadas até aos 70km/h, no Litoral e terras altas)

Dia 29 – 5ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território, com a possibilidade de períodos de chuva por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros ao fim da manhã.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 11ºC 10 a 16ºC
Vento forte a muito forte de Sudoeste (40 a 60 km/h, com rajadas até aos 80km/h no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 30 – 6ª feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de períodos de chuva ou aguaceiros e a ocorrência de trovoadas, em especial nas regiões Norte e Centro, até ao fim da manhã.
Possibilidade de queda de neve acima dos 1000m até fim da manhã, passando a cota para os 800m, nas terras altas do Norte e Centro. Espera-se ainda a formação de Nevoeiros e uma descida das temperaturas máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 11ºC 09 a 15ºC
Vento moderado a forte de WSW (30 a 40km/h, com rajadas até 60km/h no Litoral Oeste e terras altas para a noite)

Dia 31 – Sábado
Períodos céu muito nublado, em todo o território, com a possibilidade de períodos de chuva por vezes forte e acompanhadas por trovoadas, em especial nas regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros ao fim da manhã. Possibilidade de queda de neve acima dos 1800m até fim da manhã, passando a cota para os 900/1000m, nas terras altas do Norte e Centro para o fim do dia.
Espera-se ainda, uma subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
00 a 08ºC 10 a 16ºC
Vento forte a muito forte de Sudoeste (50 a 75 km/h, com rajadas até 100/110km/h no Litoral Oeste e terras altas para a noite)

Dia 01 - Domingo
Períodos céu muito nublado, em todo o território, com a possibilidade aguaceiros por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, com a possibilidades de queda de neve acima dos 800m até fim da manhã, nas regiões do Norte e Centro.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 08ºC 07 a 13ºC
Vento moderado a forte de Sul (35 a 50km/h, com rajadas até 70/80km/h no Litoral Oeste e terras altas para a noite)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2009

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Previsão Meteorológica - Condições Adversas - Fim-de-Semana 24/25 Janeiro - Vento, Frio e Chuva /Neve (acima dos 600m)


Tempestade - Oporto Douro River - Foz do Douro - 23 Janeiro 2009 - MM


A situação sinóptica para o Fim-de-Semana 24/25 de Janeiro 2009

Nesta 2ª metade do Inverno Climático, a visita do General Inverno, está para durara na Europa Ocidental, como para, em especial o Reino Unido e Irlanda, já que este FDS a Instabilidade regressará em força e com algum Frio.

Assim, iremos assistir a uma alteração do padrão atmosférico em relação à semana que está acabar, com maior instabilidade, com um contrates entre Norte/Sul, com uma descida abrupta das temperaturas máximas, já a partir do dia 24 e 25, com a possibilidade de queda de neve para as Terras altas acima dos 800m, descendo para 600m, caso haja precipitação, e depois espero precipitações fortes para o início da próxima semana.

Resumindo um FDS para ficar em casa ou bloqueado para quem for par o Interior, especialmente Domingo mas, ainda falta vir aquilo que espero que venha em Fevereiro…


Foz do Douro Ondulação nos Molhes da barra: http://www.youtube.com/watch?v=OzmRjAbBQkc
Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php :

“Vento de suão farta o Inverno, mas não no Verão;”



Assim iremos ter:


Dia 24– Sábado
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de períodos de chuva, passando aguaceiros, que serão mais prováveis a partir da madrugada para as regiões Norte e progredindo para Sul até ao início da manhã e, que serão de neve nas terras altas acima dos 1000m, com a possibilidade temporária, de descida de cota até aos 700/600m ao longo do dia
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 09ºC 07 a 13ºC
Vento forte NW (50-60km/h, soprando com rajadas até 85km/h , no Litoral Oeste e terras altas)
Dia 25 – Domingo
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de aguaceiros, que serão mais prováveis para as regiões Norte e progredindo para Sul até ao início da noite e, que serão de neve nas terras altas acima dos 700m, com a possibilidade temporária, de descida de cota até aos 400m ao longo do dia.Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-3 a 8 ºC 6 a 14ºC
Vento moderado a forte de N (30-40km/h mas, soprando com rajadas até 65km/h, no Litoral Oeste a Norte e terras Altas)



Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques



Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Copyright © Meteoiberia 2007-2009

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Previsão Meteorológica até 25 de Janeiro - Chuva Forte, Vento, alguma Neve e Frio, para se estar perto do Pavío!





Caros Concidadãos,


Agora vamos entrar na 2ª metade do Inverno Climático, que teremos uma visita de sogra, do General Inverno, não só para nós como para toda a Europa, em especial o Reino Unido e Irlanda, já que após este FDS a Instabilidade regressará em força e com algum Frio.
Quanto à previsão do estado do tempo, até à próxima fase de Lua Nova (neste momento está a ir para a fase de Quarto Minguante).
Assim, iremos assistir a uma alteração do padrão atmosférico em relação à semana que está acabar, com maior instabilidade, com um contrates entre Norte/Sul, passando existir uma predominância de CHUVA, Vento e Frio intercalar, com uma descida abrupta das temperaturas máximas, já a partir do dia 19 e até 21, com a possibilidade de queda de neve para as Terras altas acima dos 800m, descendo para 400/300m, caso haja precipitação, e depois espero precipitações fortes durante os dias 22/23, com nova descida das temperaturas para 24/25.
Desta feita, iremos assistir para o FDS que se aproxima dias soalheiros, que terminarão no Domingo, passando a uma Sensação de Frio intensa, onde o desconforto térmico vai ser o principal factor a destacar. Contudo, para 20/21, é pena que a precipitação não seja abundante e limitada a faixa Litoral Oeste e extremo Norte do território, mas a ver vamos se altera até lá, a rota da precipitação
Resumindo, pouco Sol, CHUVA/VENTO, FRIO e alguma NEVE (terras altas e médias), que provavelmente irá fazer-se sentir em todo o território, por todo o seu restante período, afinal de contas estamos no Inverno…à Antiga!

A próxima actualização a 19.01.2009!
Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php :
Acompanhe a discussão: Tempo Severo 19 a 23 de Janeiro 2009
Previsão Inverno 2008/09


Bem haja,
“Em Janeiro 7 capelos e um sombreiro! ”

Assim iremos ter:

Dia 17 – Sábado
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Espera-se ainda, uma ligeira subida das temperaturas mas, com a formação de geadas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 08ºC 10 a 15ºC
Vento fraco a moderado de WSW (30 a 40km/h)

Dia 18 – Domingo
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território e a probabilidade de aguaceiros/chuvisco e formação nevoeiros a partir do fim da manhã para as regiões a Norte do Tejo, ao passo que, nas restantes regiões espera-se apenas nebulosidade.
Espera-se ainda, uma ligeira subida das temperaturas mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 10ºC 12 a 16ºC
Vento a moderado a forte de WSW (30 a 40 km/h, e com rajadas até 70km/h no Litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro)

Dia 19 – 2ª Feira
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de aguaceiros, que serão mais prováveis para a madrugada para as regiões Norte e progredindo para Sul até ao início da manhã e, que serão de neve nas terras altas acima dos 1000m, descendo de cota até aos 800m ao longo do dia mas sem precipitação.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 08ºC 09 a 14 ºC
Vento moderado a forte de Noroeste (45 a 55km/h e com rajadas até 80km/h no Litoral e Terras altas Norte e Centro).

Dia 20 – 3ª Feira
Prevê-se períodos de muito nublado, com a probabilidade de aguaceiros fracos nas regiões do Norte e do Litoral Oeste, que poderão ser de neve acima dos 600/400 metros ou talvez menos, a partir da tarde, ao passo que, nas restantes não se espera precipitação, passando a céu com boas abertas para a tarde.
Possibilidade da diminuição acentuada das temperaturas ao longo do dia (com formação gelo nas estradas).
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 07ºC 03 a 11ºC
Vento moderado de Noroeste ( 20 a 30 km/h, no Litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro)

Dia 21 – 4ª Feira
Céu muito nublado nas regiões do Norte, existindo a fraca possibilidade de aguaceiros fracos, que serão mais prováveis para as regiões extremo Norte e Litoral W e, onde serão de neve acima dos 400m, subindo de cota para a tarde. Possibilidade da diminuição acentuada das temperaturas ao longo do dia (com formação gelo nas estradas, em especial no Interior Norte e Centro).
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 06ºC 02 a 12ºC
Vento fraco de Noroeste ( <20 km/h)

Dia 22– 5ª Feira
Prevê-se períodos de muito nublado, com a probabilidade de Períodos de chuva Forte em todo o território e a probabilidade de ocorrência de trovoadas, em especial nas regiões do Litoral Oeste a norte do Tejo, que poderão provocar Inundações Locais, assim como, os ventos fortes poderão provocar danos pontualmente
Espera-se ainda uma ligeira subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 08ºC 08 a 14ºC
Vento fraco a moderado de Nordeste ( 20 a 30 km/h, no Litoral Oeste)

Dia 23 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu temporariamente nublado em todo o território e a probabilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até início da manhã. Contudo, a partir do fim da tarde espera-se aumento da nebulosidade e são esperados períodos de chuva para as regiões do Norte.
Espera-se ainda, uma descidas das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 09ºC 12 a 15ºC
Vento fraco a moderado de NE ( 20 a 30 km/h, soprando com rajadas 50km/h, no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 24– Sábado
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de períodos de chuva, passando aguaceiros, que serão mais prováveis a partir da madrugada para as regiões Norte e progredindo para Sul até ao início da manhã e, que serão de neve nas terras altas acima dos 1000m, com a possibilidade temporária, de descida de cota até aos 700/600m ao longo do dia
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 09ºC 07 a 13ºC
Vento moderado de NW (<20-30km/h, soprando com rajadas até 45km/h , no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 25 – Domingo
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de aguaceiros, que serão mais prováveis para a madrugada para as regiões Norte e progredindo para Sul até ao início da manhã e, que serão de neve nas terras altas acima dos 700m, com a possibilidade temporária, de descida de cota até aos 400m ao longo do dia.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-3 a 8 ºC 6 a 14ºC
Vento moderado de N (20-30km/h mas, soprando com rajadas até 45km/h, no Litoral Oeste)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques

Copyright © Meteoiberia 2007-2009

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Previsão Meteorológica até 18 de Janeiro - Chuva Forte, algum Vento mas, sem muito frio para descontentamento!



Caros concidadãos,

De facto fui o único a prever a queda de neve, não só a uma distância de 5 dias, como também, avisar com a devida antecedência, pelo que estou muito feliz.

Até à próxima fase de Lua Nova (neste momento está no Quarto Minguante), iremos assistir à continuação de alternância de padrão atmosférico, com pequenas oscilações de condições atmosféricas, sobretudo, ao nível da Precipitação, algum vento e frio relativo, até 6ªfeira nas regiões a Norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela.
Existe ainda, a possibilidade de queda de neve acima do 900/1000m, com o ar frio pós-frontal a passar, em especialmente no Interior Norte e Centro. Depois Domingo, o Anticiclone dinâmico irá fluir para E, que existirão hipótese de sermos afectados por um fluxo mais ameno ao nível das temperaturas, á medida que deixamos o próximo Fim-de-Semana. A partir daqui, será interessante analisar já que existe a probabilidade de vir um período de instabilidade e uma nova descida gradual das temperaturas mas, isso será outra conversa.
Resumindo, estará chuva e humidade (mais nas regiões do Norte), até ao fim da semana mas, a partir dessa altura, espero uma sucessão de bons estados de tempo a partir de Domingo.
Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php
Junta-te à Comunidade Meteoiberia no Hi5 –
Fotos/Vídeos da Vaga de Frio 09 Janeiro 2009


“Se depois da chuva vem vento, põe-te em guarda e ganha tento”

Assim iremos ter:

Dia 12 – 2ª Feira
Céu muito nublado com probabilidade de períodos de chuva e uma ou outra trovoada, nas regiões a Norte, principalmente a partir do fim da tarde, ao passo que, no restante território se prevê-se a progressão da frente fria, para as regiões a Sul do Tejo. Espera-se ainda, uma subida das temperaturas mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 08ºC 12 a 15ºC
Vento fraco a moderado de WSW (20-30km/h)

Dia 13 – 3ª Feira
Períodos de céu muito nublado em todo território, em especial a Norte do sistema Montejunto-Estrela, onde são esperados períodos de chuva e, que serão de neve acima dos 1100m, até meio da manhã, favorecendo assim a Serra da Estrela. No entanto, esperam-se boas abertas para o início da tarde, nas regiões do Norte.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-01 a 10ºC 09 a 14ºC
Vento moderado a Noroeste (20 a 30km/h, com rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 14 – 4ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de períodos de chuva, em especial a partir da tarde e nas regiões Norte e Centro e, que poderão ser localmente intensos. Espera-se ainda, uma subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 10ºC 09 a 15ºC
Vento moderado a forte de WSW (30km/h a 40km/h, soprando por vezes forte à noite 40-50km/h e com rajadas até aos 70km/h, no Litoral e terras altas)

Dia 15 – 5ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território, com a possibilidade de períodos de chuva por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros ao fim da manhã. Possibilidade de queda de neve acima dos 1200m até fim da manhã, passando a cota para os 900/1000m, nas terras altas do Norte e Centro Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 11ºC 06 a 14ºC
Vento moderado de Noroeste (30 a 40km/h)

Dia 16 – 6ª feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, até ao fim da manhã.
Possibilidade de queda de neve acima dos 1000m até fim da manhã, passando a cota para os 800m, nas terras altas do Norte e Centro. Espera-se ainda a formação de Nevoeiros e uma subida das temperaturas máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 11ºC 09 a 15ºC
Vento moderado de NW (20 a 30km/h, com rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas para a noite)

Dia 17 – Sábado
Períodos de céu pouco nublado ou limpo, com a formação de Nevoeiros, que podem ser permanentes nos locais abrigados, todavia, espera-se um aumento de nebulosidade para o fim da tarde ano Minho e Douro Litoral.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 08ºC 11 a 16ºC
Vento fraco de WNW (<20km/h)

Dia 18 - Domingo
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com probabilidade de formação de nevoeiros matinais durante a manhã, nas regiões do Litoral Oeste a Norte do Mondego, passando a boas abertas e/ou pouco nublado para a tarde
Espera-se ainda, Espera-se ainda, uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 09ºC 08 a 15ºC
Vento moderado de Noroeste (20-30km/h, soprando moderado à noite para as terras altas)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2009

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Alerta Não Oficial - Possibilidade de Neve a Cotas 200m onde cair precipitação!‏



Caros Concidadãos,

Conforme já havia mencionado na previsão anterior, confirma-se a possibilidade de aguaceiros fracos e que poderão ser de Neve, em todo o Nordeste e principalmente a cotas baixas 200/300m no fim da tarde e Noite, pelo Litoral Norte, Centro e Sul sucessivamente, isto desde que haja precipitação, porque de resto as condições estão reunidas e poderão ainda haver surpresas.

Já Neva nas Prais de S. Sebastian, Salamanca e em muitos locais de Espanha, porque vem de Leste, então aqui fica a previsão:


Dia 09 – 6ª Feira
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela a fraca possibilidade de aguaceiros fracos, que serão mais prováveis para as regiões do interior Norte, Litoral Norte e Centro e que poderão ser de neve acima dos 400/500m pela madrugada, descendo de cota 200m ao princípio da tarde e noite, caso exista precipitação.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-6 a 02ºC 03 a 09 ºC
Vento fraco a Moderado de SE (20 a 30km/h e com trajadas até 45/km nas Terras altas para a Noite).

Dia 10 – Sábado
Prevê-se períodos de muito nublado, com a probabilidade de aguaceiros nas regiões do do Litoral Oeste a Sul do Tejo, que poderão ser de neve acima dos 300/500metros, ao passo que, nas restantes não se espera precipitação, passando a céu com boas abertas para a tarde. Possibilidade de um ligeiro aumento das temperaturas ao longo do dia (com formação gelo nas estradas para as terras altas).
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-5 a 07ºC 05 a 10ºC
Vento fraco a moderado de Norte ( 20 a 30 km/h, no Litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro)

Dia 11 – Domingo
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Contudo a partir do da tarde espera-se aumento da nebulosidade no Litoral Oeste e Interior Norte.
Espera-se ainda uma subida das temperaturas, em especial nas máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-4 a 02ºC 05 a 12 ºC
Vento fraco a moderado de Noroeste (20-30km/h mas, soprando com rajadas até 50km/h, no Litoral Oeste e Terras altas)



Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques

Copyright © Meteoiberia 2007-2009

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Alerta Não Oficial -Estado Tempo até 11 de Janeiro - Frio Polar Continental, afectar severamente Portugal!





Caros Concidadãos

De facto como vinha indicando, que após aproximar do quarto Crescente iríamos assistir a uma mudança de padrão, com a intrusão do frio e, só ainda estamos no início de Janeiro, que promete vir a ser um à antiga!
Quanto à previsão do estado do tempo, até à próxima fase de Lua Cheia (neste momento está a ir para a fase de Crescente Lunar)
Devido a um fluxo de massa de ar fria e seca que irá afectar todoo território nacional, especialmente a parte Norte, até ao fim de semana que se avizinha, iremos assistir a um evento extremo nesta altura do ano, se calhar é porque estamos mal habituados!
Esta situação deve-se à presença de duas áreas de altas pressões, um situada a N da Ibéria e com a sua deslocação para E, a movimentação da massa polar através Europa Central, em direcção à Península e que se começará a sentir a partir de Hoje.
Para a madrugada de 5ª e 6ª feira prevejo Nevões a cotas perto da superfície 200m 400m respectivamente no Norte e Nordeste Transmontano, apesar de a cota ser a 0m, a falta de precipitação nas restantes regiões, fará com que seja um evento frio e gélido ao contrário de um cenário branco.
Existe ainda uma descida acentuada das temperaturas, com uma sensação térmica de frio intenso.
Para terem uma ideia, as temperaturas máximas no Porto e Lisboa não passarão dos 6º/7ºC e as mínimas perto dos -1/-2ºC, isto até ao fim de semana.
Resumindo, Sol, alguns aguaceiros e MUITO FRIO até ao FDS, em especial de 3ª a 6ª feira.

Acompanha aqui: Acompanhamento Situação Especial - Vaga Frio Polar 05 a 10 de Janeiro 2009
Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php
Previsão Inverno 2008/09

“Sol Nascente Desfigurado, no Inverno Frio no Verão Molhado”

Assim iremos ter:
Dia 05 – 2ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Contudo a partir do da tarde espera-se aumento da nebulosidade no Litoral Oeste e Interior Norte.
Espera-se ainda uma descida acentuada das temperaturas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 07ºC 05 a 14ºC
Vento fraco de NE ( <20 km/h)

Dia 06 – 3ª feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Contudo a partir do da tarde espera-se aumento da nebulosidade no Litoral Oeste e Interior Norte, onde existe a possibilidade de aguaceiros fracos para o Nordeste Transmontano acima dos 700m.
Espera-se ainda uma ligeira descida das temperaturas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-4 a 07ºC 04 a 13ºC
Vento fraco de NE ( 20 a 30 km/h, soprando com rajadas 50km/h, no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 07– 4ª feira
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela a fraca possibilidade de aguaceiros fracos, para as regiões Norte e que serão de neve acima dos 400m.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas(com formação gelo nas estradas para as terras altas).
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-5 a 05ºC 03 a 10ºC
Vento fraco de NE (<20 km/h)

Dia 08 – 5ª feira
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de aguaceiros fracos nas regiões do Norte, que serão mais prováveis para a madrugada para as regiões Nordestinas e, que serão de neve acima dos 300m, com a possibilidade temporária, de descida de cota até nível do Mar ao longo do dia mas, sem precipitação nas restantes regiões(com formação gelo nas estradas para as terras altas).
TMín. TMáx. (Território N ->S)
-5 a 02ºC 02 a 08ºC
Vento fraco a moderado de Nordeste (20-30km/h mas, soprando com rajadas até 50km/h, no Litoral Oeste e Terras altas)

Dia 09 – 6ª Feira

Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela a fraca possibilidade de aguaceiros fracos, que serão mais prováveis para as regiões Norte e que poderão ser de neve acima dos 200m, subindo de cota até aos 400/500m ao longo do dia, caso exista precipitação.
(com formação gelo nas estradas para as terras altas).

TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-6 a 02ºC 03 a 09 ºC
Vento fraco a Moderado de SE (20 a 30km/h e com trajadas até 45/km nas Terras altas para a Noite).

Dia 10 – Sábado
Prevê-se períodos de muito nublado, com a probabilidade de aguaceiros nas regiões do Norte e do Litoral Oeste, que poderão ser de neve acima dos 600 metros, ao passo que, nas restantes não se espera precipitação, passando a céu com boas abertas para a tarde. Possibilidade de um ligeiro aumento das temperaturas ao longo do dia (com formação gelo nas estradas para as terras altas).
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-7 a 07ºC 05 a 12ºC
Vento fraco a moderado de Norte ( 20 a 30 km/h, no Litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro)

Dia 11 – Domingo

Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Contudo a partir do da tarde espera-se aumento da nebulosidade no Litoral Oeste e Interior Norte.
Espera-se ainda uma subida das temperaturas, em especial nas máximas.
Vento fraco a moderado de Noroeste (20-30km/h mas, soprando com rajadas até 50km/h, no Litoral Oeste e Terras altas)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques

Copyright © Meteoiberia 2007-2009