Seguidores

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Alerta Não Oficial -Estado Tempo até 11 de Janeiro - Frio Polar Continental, afectar severamente Portugal!





Caros Concidadãos

De facto como vinha indicando, que após aproximar do quarto Crescente iríamos assistir a uma mudança de padrão, com a intrusão do frio e, só ainda estamos no início de Janeiro, que promete vir a ser um à antiga!
Quanto à previsão do estado do tempo, até à próxima fase de Lua Cheia (neste momento está a ir para a fase de Crescente Lunar)
Devido a um fluxo de massa de ar fria e seca que irá afectar todoo território nacional, especialmente a parte Norte, até ao fim de semana que se avizinha, iremos assistir a um evento extremo nesta altura do ano, se calhar é porque estamos mal habituados!
Esta situação deve-se à presença de duas áreas de altas pressões, um situada a N da Ibéria e com a sua deslocação para E, a movimentação da massa polar através Europa Central, em direcção à Península e que se começará a sentir a partir de Hoje.
Para a madrugada de 5ª e 6ª feira prevejo Nevões a cotas perto da superfície 200m 400m respectivamente no Norte e Nordeste Transmontano, apesar de a cota ser a 0m, a falta de precipitação nas restantes regiões, fará com que seja um evento frio e gélido ao contrário de um cenário branco.
Existe ainda uma descida acentuada das temperaturas, com uma sensação térmica de frio intenso.
Para terem uma ideia, as temperaturas máximas no Porto e Lisboa não passarão dos 6º/7ºC e as mínimas perto dos -1/-2ºC, isto até ao fim de semana.
Resumindo, Sol, alguns aguaceiros e MUITO FRIO até ao FDS, em especial de 3ª a 6ª feira.

Acompanha aqui: Acompanhamento Situação Especial - Vaga Frio Polar 05 a 10 de Janeiro 2009
Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php
Previsão Inverno 2008/09

“Sol Nascente Desfigurado, no Inverno Frio no Verão Molhado”

Assim iremos ter:
Dia 05 – 2ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Contudo a partir do da tarde espera-se aumento da nebulosidade no Litoral Oeste e Interior Norte.
Espera-se ainda uma descida acentuada das temperaturas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 07ºC 05 a 14ºC
Vento fraco de NE ( <20 km/h)

Dia 06 – 3ª feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Contudo a partir do da tarde espera-se aumento da nebulosidade no Litoral Oeste e Interior Norte, onde existe a possibilidade de aguaceiros fracos para o Nordeste Transmontano acima dos 700m.
Espera-se ainda uma ligeira descida das temperaturas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-4 a 07ºC 04 a 13ºC
Vento fraco de NE ( 20 a 30 km/h, soprando com rajadas 50km/h, no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 07– 4ª feira
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela a fraca possibilidade de aguaceiros fracos, para as regiões Norte e que serão de neve acima dos 400m.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas(com formação gelo nas estradas para as terras altas).
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-5 a 05ºC 03 a 10ºC
Vento fraco de NE (<20 km/h)

Dia 08 – 5ª feira
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de aguaceiros fracos nas regiões do Norte, que serão mais prováveis para a madrugada para as regiões Nordestinas e, que serão de neve acima dos 300m, com a possibilidade temporária, de descida de cota até nível do Mar ao longo do dia mas, sem precipitação nas restantes regiões(com formação gelo nas estradas para as terras altas).
TMín. TMáx. (Território N ->S)
-5 a 02ºC 02 a 08ºC
Vento fraco a moderado de Nordeste (20-30km/h mas, soprando com rajadas até 50km/h, no Litoral Oeste e Terras altas)

Dia 09 – 6ª Feira

Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela a fraca possibilidade de aguaceiros fracos, que serão mais prováveis para as regiões Norte e que poderão ser de neve acima dos 200m, subindo de cota até aos 400/500m ao longo do dia, caso exista precipitação.
(com formação gelo nas estradas para as terras altas).

TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-6 a 02ºC 03 a 09 ºC
Vento fraco a Moderado de SE (20 a 30km/h e com trajadas até 45/km nas Terras altas para a Noite).

Dia 10 – Sábado
Prevê-se períodos de muito nublado, com a probabilidade de aguaceiros nas regiões do Norte e do Litoral Oeste, que poderão ser de neve acima dos 600 metros, ao passo que, nas restantes não se espera precipitação, passando a céu com boas abertas para a tarde. Possibilidade de um ligeiro aumento das temperaturas ao longo do dia (com formação gelo nas estradas para as terras altas).
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-7 a 07ºC 05 a 12ºC
Vento fraco a moderado de Norte ( 20 a 30 km/h, no Litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro)

Dia 11 – Domingo

Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Contudo a partir do da tarde espera-se aumento da nebulosidade no Litoral Oeste e Interior Norte.
Espera-se ainda uma subida das temperaturas, em especial nas máximas.
Vento fraco a moderado de Noroeste (20-30km/h mas, soprando com rajadas até 50km/h, no Litoral Oeste e Terras altas)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques

Copyright © Meteoiberia 2007-2009

Sem comentários: