Seguidores

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Previsão Especial - Tempestade - Madeira e Continente 26 a 28 de Fevereiro 2010


Carta sinóptica de previsão, mostra 964hPa como mínimo do centro da Depressão Cavada ou Tempestade Extratropical. Fonte: UKMO


Caros Concidadãos,
A situação sinóptica nos próximos dias, resolvemos enviar um boletim especialque poderá ser actualizado a qualquer momento, se assim as condições o justificarem.

Durante o próximo período, iremos assistir a uma continuação do Inverno, mas desta feita, com um agravamento mais generalizado e em termos de vento e precipitação, com a passagem de um fluxo extratropical que poderão provocar Ventos Ciclónicos.
Quanto à previsão do estado do tempo, na fase de Lua Cheia, , existem hipóteses de precipitações localmente intensas, Vento Muito Forte e outros fenómenos atmosféricos aliados, tais como os tornados.
Posteriormente, a situação irá agravar-se com o enchimento da baixa pressão à medida que se aproxima do Continente, e afectando inicialmente as regiões do Sul, com ventos ciclónicos (entre 90 a 100km/h e com rajadas que poderão chegar aos 130/140km/h, no Litoral e terras Altas)
Resumindo, Inverno mais tempestuoso sobretudo entre os dias 26/28 Fevereiro em todo o território, e 02/03 Março a Madeira e Açores, porque para o Continente espero algum frio e humidade mais leve..., mas isso será indicado na nova actualização no dia 01 de Março(1ºdia da Primavera Climática).

A próxima actualização a 01.03.2010!
Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php
Meteoiberia no FACEBOOK
http://blip.fm/DJMeteoseringador

Bem haja,

"Se depois da chuva vem vento, põe-te em guarda e ganha tento "


Assim iremos ter:
MADEIRA

Penso que a precipitação será mais intensa, (se assim poderemos chamar) do que os modelos mostram, em especial na metade Ocidental da Ilha e a costa Norte, com o pico ocorrer entre as 21:00h de 26/02 e as 03:00h 27/02.
Todavia, nada de severo neste aspecto de momento, porque estou mais preocupado com o Vento Forte. Contudo, dada a vulnerabilidade do solo e infraestruturas, etc, temos de ter atenção redobrada, por isso a tranquilidade deve de reinar, porque ela é amiga da prevenção e da racionalidade.
Só Não se esqueçam que a Madeira é uma prefeita Barreira de Condensação no meio do Oceano e se por lá passam massas de ar quentes e húmidas a orografia faz o resto.
Portanto temos para a Madeira:

Dia 26 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo arquipélago, onde existe possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte a partir do fim da tarde, em especial nas zonas Ocidental e Norte da Ilha, intensificando-se à medida que a noite chega.
14 a 17ºC 18 a 22ºC
Vento forte a muito forte de Sudoeste (45 a 60km/h, podendo atingir rajadas 90km/h, nas zonas Ocidental, Norte da Ilha eTerras Altas durante a noite)

Dia 27 – Sábado
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo arquipélago, onde existe possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte até ao início da manhã, em especial nas zonas Ocidental e Norte da Ilha, passando a um regime de aguaceiros diminuindo de frequência e intensidade. Espera-se ainda, uma subida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
14 a 17ºC 18 a 22ºC
Vento forte a muito forte de Sudoeste (35 a 50km/h, podendo atingir rajadas 80km/h, nas zonas Ocidental, Norte da Ilha e Terras Altas durante a noite, diminuindo de intensidade a partir da manhã)


Dia 28 – Domingo
Prevê-se períodos de céu pouco nublado em todo o Aquipélago, contudo, poderá apresentar-se temporariamente nublado até ao fim da manhã, em especial nas costas voltadas a Norte, passando a boas abertas de uma forma em geral.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
13 a 16ºC 16 a 21ºC
Vento moderado Oeste (25 a 30 km\h)
 
CONTINENTE


Dia 26 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com possibilidade de aguaceiros, sobretudo nas regiões do a Norte do Mondego. No entanto espera-se para a noite um aumento da intensidade do vento e da nebulosidade para a noite.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 10ºC 10 a 18ºC
Vento Fraco a Moderado de Suoeste (20 a 30km/h, mas aumentando de intensidade à medida que se aproxima a Noite)

Dia 27 – Sábado
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo território, onde existe possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte a partir da manhã, em especial nas zonas do Litoral Sul e Oeste, progredindo para o restante teritório a Norte e, aumentando a intensidade de precipitação, onde poderão ocorrer inundações rápidas a Norte do Tejo e nos locais habituais. Espera-se ainda, uma subida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC 09 a 15ºC
Vento Muito Forte de Sudoeste (70 a 80km/h, podendo atingir rajadas 130km/h, no Litoral e Terras Altas durante a noite, diminuindo de intensidade a partir da Noite)

Dia 28 – Domingo
Prevê-se períodos de céu nublado em todo o território, contudo, poderá apresentar-se temporariamente pouco nublado a partir do fim da manhã, em especial nas regiões do Sul, passando a boas abertas somente para a tarde na região do Norte, após alguns aguaceiros matinais.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
00 a 11ºC 06 a 15ºC
Vento fraco Nordeste (<20 km\h)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques

Copyright © Meteoiberia 2007-2010

Sem comentários: