Seguidores

quinta-feira, maio 10, 2012

Estado do tempo até 20 de Maio 2012 - Calor breve e enganador, há que ter cautela com o furor, para depois a frescura e humidade não provocarem dor!


Foto: Mário Marques "Viagens da minha terra! - Serra do Marão, Encosta Norte


Caros Membros,
A situação sinóptica nos próximos 10 dias, onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta.

Na próxima fase de Lua Nova (neste momento estamos a chegar ao Quarto Minguante) iremos lentamente assistir a uma continuação do tempo quente até Domingo 13, isto porque a instabilidade e alguma frescura de Norte poderão interromper os sorrisos de toda a gente. Altura de prevenir pragas já que, se depois do calor, a humidade e frescura se instalam, as pragas e doenças também…
De assinalar, as grandes amplitudes térmicas e oscilações na temperatura, o Vento de Norte no início da próxima semana e alguma frescura.
Resumindo, para já um regresso do Sol, mas com uma amostra de algum calor fora de época, depois alguma turbulência no ar susceptível de deitar mais uns frutos abaixo.


Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php :
Previsão Verão 2012: http://meteoiberia.com/forum/index.php/topic,3510.msg74918.html#new



“Chovam 30 Maios e não chova um em Junho! ”

Assim iremos ter:


Dia 11 – 6ª feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado durante a tarde, onde existe a possibilidade remota de ocorrência de trovoadas no Interior Norte. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e em especial no Interior e uma ligeira subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
11 a 19ºC 25 a 35ºC
Vento fraco de Variável (<20km/h)

Dia 12 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado durante a tarde, onde existe a possibilidade remota de ocorrência de trovoadas no Interior Norte e Centro. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e em especial no Interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
13 a 21ºC 24 a 35ºC
Vento moderado de Nordeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km nas terras altas)

Dia 13 - Domingo
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado durante a tarde, onde existe a possibilidade remota de ocorrência de trovoadas, em especial no Interior Norte e Centro.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
15 a 22ºC 26 a 36ºC
Vento fraco variável (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 14 – 2ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e em especial no Interior.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas em especial no litoral a Norte do Tejo.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
13 a 19ºC 22 a 34ºC
Vento fraco variável(20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 15 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território. No entanto a partir da tarde poderá ficar temporariamente nublado por nuvens altas, onde existem condições favoráveis ocorrência de trovoadas nas regiões do Interior Norte. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e em especial no Interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
12 a 19ºC 22 a 33ºC
Vento fraco de Oeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 16 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território. No entanto a partir da tarde poderá ficar temporariamente muito nublado, onde existem condições favoráveis ocorrência de trovoadas nas regiões do Interior. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e em especial no Interior. Espera-se ainda, uma descida das temperaturas em especial no litoral a Norte do Tejo.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
11 a 18ºC 21 a 31ºC
Vento fraco de Oeste(20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 17 – 5ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado em todo o território, com a probabilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca para ao fim do dia no Minho e Douro Litoral. Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
10 a 16ºC 17 a 29ºC
Vento fraco de Noroeste(20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 18 – 6ª feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado em todo o território, com a probabilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, em especial no Minho e Douro Litoral.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
09 a 14ºC 14 a 24ºC
Vento fraco de Noroeste (<20km/h)

Dia 19 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado em todo o território, onde existe a possibilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados por trovoadas. Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 12ºC 12 a 23ºC
Vento moderado de Sudoeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 50km nas terras altas)

Dia 20 - Domingo
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado em todo o território, onde existe a possibilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados por trovoadas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 12ºC 12 a 22ºC
Vento moderado de Sudoeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km nas terras altas)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

segunda-feira, maio 07, 2012

Previsão Sazonal VERÃO 2012



Caros concidadãos,

Como já vem sendo habitual com o começo do Verão Climático a 01 de Junho de 2012, já era tempo de enviar a previsão para o Verão 2012, que devido a contratempos lancei uma semana mais tarde do que habitual.

Para a Europa, espero várias ondas de calor, onde a região mais afectada será a Europa Central e Meridional, quando comparado com as normais climatológicas dos países dessa região do velho Continente. No que se refere à precipitação, sou da opinião que existe potencial para tempestades severas na Europa Central, tais como aquelas que afectaram em 2002 e 2004, ao passo que as áreas a SE serão afectadas pela seca.

Quanto à previsão para o nosso território espero um “Verão Inicialmente Quente e Depois Húmido”

Assim teremos:

Junho
Será provavelmente o mês mais propício para o calor, com umas duas semanas na 1ª metade o verdadeiro Calor que eventualmente pode durar até ao S. João, depois Convecção para a passagem do mês. Isto mais devido a um núcleo de altas pressões centrado na Península Ibérica, potenciando assim ondas de calor a Oeste do continente e depois para o fim poderá ficar sobre a Ibéria de uma forma horizontal,

Temperatura
Esperando uma anomalia positiva (+1,5ºC), com maior incidência na 1ª metade do mês, embora na última semana a seguir à frescura de S. João espero o regresso do calor.

Precipitação
Poderá existir a possibilidade de ficar ligeiramente abaixo da média, principalmente a Norte da Ibéria, neste caso o NW do território, eventualmente será um mês com muito nevoeiro matinal humidade para o litoral W, devido a predominância do Anticiclone dos Açores com uma extensão da crista Atlântica.

Julho
Neste mês, espero um grande antagonismo, estendendo-se em crista, mas com flutuações na posição do anticiclone, potenciando deste modo uma variabilidade fora do normal neste mês considerado por excelência o mês de Verão mais quente, o que poderá contrastar com o que poderá acontecer neste mês, principalmente na 2ª quinzena…

Temperatura
Na média ou ligeiramente abaixo da média (máximo -0,25ºC), contudo com isto não quer dizer que possa vir um dia ou outro de calor, ou mesmo nos locais habituais o tempo quente poderão não ser tanto afectados por uma eventual frescura.

Precipitação
Na média ou ligeiramente acima da média, sobretudo para o Norte do território, salvaguardando a possibilidade de fluxos de NW por vezes frescos ou outra situação de instabilidade que provoque uma descida das temperaturas, ou uma variável como o Vento de Norte.

Agosto
Existe grande probabilidade de ser um mês com maior variabilidade no comportamento atmosférico, parecendo quase o Mês das 4 estações, isto é de uma semana para a outra as mudanças/alterações serão sempre notadas quando comparadas com a anterior.

Temperatura
Na média o (entre +0,5º/-0,5ºC) na maior parte do mês, com excepção para o Fim do mesmo,

Precipitação
Potencial para períodos de alguma humidade, principalmente no início da 1ª quinzena, e depois uma língua de ar quente poderá afectar até à 4ª semana.


Resumindo, em Junho existe a probabilidade de ser o melhor mês em termos de calor sustentado e estável acima da média.
Para Julho, o mês mais antagónico, principalmente a partir da 2ª quinzena, com subidas e descidas da temperatura eventualmente provocados por fluxos de NW.
Finalmente Agosto e mês com a probabilidade de ser o mais variado da época estival, ou nseja poderão ocorrer as 4 estações Lol.
Espero ainda que existe um ou outro fluxo extratropical atingir a Europa Ocidental, sobretudo o SW.

Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, além de outros dados.

Bem haja.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques