Seguidores

segunda-feira, maio 07, 2012

Previsão Sazonal VERÃO 2012



Caros concidadãos,

Como já vem sendo habitual com o começo do Verão Climático a 01 de Junho de 2012, já era tempo de enviar a previsão para o Verão 2012, que devido a contratempos lancei uma semana mais tarde do que habitual.

Para a Europa, espero várias ondas de calor, onde a região mais afectada será a Europa Central e Meridional, quando comparado com as normais climatológicas dos países dessa região do velho Continente. No que se refere à precipitação, sou da opinião que existe potencial para tempestades severas na Europa Central, tais como aquelas que afectaram em 2002 e 2004, ao passo que as áreas a SE serão afectadas pela seca.

Quanto à previsão para o nosso território espero um “Verão Inicialmente Quente e Depois Húmido”

Assim teremos:

Junho
Será provavelmente o mês mais propício para o calor, com umas duas semanas na 1ª metade o verdadeiro Calor que eventualmente pode durar até ao S. João, depois Convecção para a passagem do mês. Isto mais devido a um núcleo de altas pressões centrado na Península Ibérica, potenciando assim ondas de calor a Oeste do continente e depois para o fim poderá ficar sobre a Ibéria de uma forma horizontal,

Temperatura
Esperando uma anomalia positiva (+1,5ºC), com maior incidência na 1ª metade do mês, embora na última semana a seguir à frescura de S. João espero o regresso do calor.

Precipitação
Poderá existir a possibilidade de ficar ligeiramente abaixo da média, principalmente a Norte da Ibéria, neste caso o NW do território, eventualmente será um mês com muito nevoeiro matinal humidade para o litoral W, devido a predominância do Anticiclone dos Açores com uma extensão da crista Atlântica.

Julho
Neste mês, espero um grande antagonismo, estendendo-se em crista, mas com flutuações na posição do anticiclone, potenciando deste modo uma variabilidade fora do normal neste mês considerado por excelência o mês de Verão mais quente, o que poderá contrastar com o que poderá acontecer neste mês, principalmente na 2ª quinzena…

Temperatura
Na média ou ligeiramente abaixo da média (máximo -0,25ºC), contudo com isto não quer dizer que possa vir um dia ou outro de calor, ou mesmo nos locais habituais o tempo quente poderão não ser tanto afectados por uma eventual frescura.

Precipitação
Na média ou ligeiramente acima da média, sobretudo para o Norte do território, salvaguardando a possibilidade de fluxos de NW por vezes frescos ou outra situação de instabilidade que provoque uma descida das temperaturas, ou uma variável como o Vento de Norte.

Agosto
Existe grande probabilidade de ser um mês com maior variabilidade no comportamento atmosférico, parecendo quase o Mês das 4 estações, isto é de uma semana para a outra as mudanças/alterações serão sempre notadas quando comparadas com a anterior.

Temperatura
Na média o (entre +0,5º/-0,5ºC) na maior parte do mês, com excepção para o Fim do mesmo,

Precipitação
Potencial para períodos de alguma humidade, principalmente no início da 1ª quinzena, e depois uma língua de ar quente poderá afectar até à 4ª semana.


Resumindo, em Junho existe a probabilidade de ser o melhor mês em termos de calor sustentado e estável acima da média.
Para Julho, o mês mais antagónico, principalmente a partir da 2ª quinzena, com subidas e descidas da temperatura eventualmente provocados por fluxos de NW.
Finalmente Agosto e mês com a probabilidade de ser o mais variado da época estival, ou nseja poderão ocorrer as 4 estações Lol.
Espero ainda que existe um ou outro fluxo extratropical atingir a Europa Ocidental, sobretudo o SW.

Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, além de outros dados.

Bem haja.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques

Sem comentários: