Seguidores

sexta-feira, agosto 31, 2012

Previsão Sazonal - Outono 2012




PREVISÃO OUTONO 2012

Bem com a entrada do Outono climático, coloco a minha previsão para a referida estação do ano.
Nesta primeira abordagem na previsão para o Outono, tudo indica que será Normal, ou seja mais húmido e um pouco mais fresco que os anos anteriores, principalmente na sua fase Final.
No computo geral prevejo uma primeira metade do Outono mais estável do que a segunda, com a expectativa para uma "cereja em cima do bolo"para a recta final de estação climática, e poderá bem sê-lo?!
As temperaturas situar-se-ão na média ou ligeiramente abaixo e precipitação perto da média, muito por causa da 2ª metade desta estação.
Penso que o pico deste seja no mês de Outubro e 2ª metade de Novembro, onde poderão surgir situações verdadeiramente Outonais, principalmente a partir de meados de Outubro.
No entanto, o Outono também poderá ter muitos dias de nevoeiro, de formações de orvalho e nebulosidade o que será bom apara os cogumelos silvestres.
A primeira situação de neve para cotas altas, poderá ocorrer no fim do mês de Novembro.
Bem, este Outono estaremos sob influência do El Niño e outras fases de algumas teleconeções climáticas, o que poderão ajudar a na instabilidade com aquela pinta de sal que falta ao preparado e que está pronto a cozinhar, salvando o país de uma seca…Setembro 2012

Neste mês, espero uma precipitação abaixo da média (- 30 a -50%) e temperaturas acima da média (+1.5ºC), lembrando-me os meados dos anos 80.Contudo, se o calor em Setembro se fizer sentir e se for um Anticiclone cujo fluxo de Leste prevaleça, também poderá levar a flutuações da corrente de Jacto, ao nível da latitude, à medida que atravessa o Atlântico e poderemos ter assim a possibilidade de instabilidade a meio do mês.

1ª Quinzena
iremos assistir no continente a um período de estabilidade, com a presença de um núcleo de Altas Pressões mais junto da Ibéria, com eventual fluxo de Leste.
Ao entrarmos na 2ª ainda se espera boas condições atmosféricas, mas alguma instabilidade associada a Trovoada na transição para a 3ª Semana.

2ª Quinzena
Na 3ª semana poderemos assistir no continente a um período de instabilidade, com a presença de um núcleo de Baixas Pressões mais junto da Ibéria, com eventual fluxo de Sul.
Na 4ª e última semana, poderemos eventualmente ao regresso da influência anticiclónica, mas com restos de superfícies frontais do quadrante N/NW, de fraca actividade.

Outubro 2012
Neste mês, prevejo que a precipitação na média (+25%/-25%), assim como a temperatura, que poderá ficar na média (+/- 0.5ºC).
Em termos de instabilidade, penso que este ano o Outubro poderá ser bem diferente dos últimos dois anos, onde espero instabilidade, somente num ou outro caso poderão ser mais cavadas mas sem instabilidade significativa, a não ser para o fim do mês.

1ª Quinzena
O mês inicia-se com um fraco alguma estabilidade, mas um fluxo de W/NW poderá trazer consigo frentes em dissipação e com o Anticiclone encostado ás mesmas com possibilidade de provocar precipitações fracas.
Todavia, para o fim do período da 2ª semana, iremos assistir a uma mudança de padrão predominante com a possibilidade de alguma estabilidade mas fresca a Norte do território.

2ª Quinzena
No entanto para a 3ª um fraco fluxo de W/NW, trazendo consigo frentes em dissipação e com o Anticiclone encostado ás mesmas com possibilidade de provocar precipitações fracas. .
Para a 4ª semana, existe a possibilidade de instabilidade, devido à eventual passagem de uma depressão cavada que irá fazer com que o Anticiclone. dos Açores se desloque para W, deixando caminho livre para um fluxo de Sul.

Novembro 2012
Neste mês existem grandes probabilidades da precipitação ficar ligeiramente abaixo da média (- 25%), e com temperaturas perto do normal (+/- 0.5ºC), salvo para o fim do mês. Depois existem fortes possibilidades uma prevalência da influência anticiclónica, sendo que considero que iremos ter um Verão de S. Martinho a horas, para que na recta final do mês, vejamos eventualmente o verdadeiro Outono e quem sabe as 1ªs neves para a terras Altas.

1ª Quinzena
Na 1ªsemana continua a influência do Anticiclone dos Açores e uma sucessão de bons estados de tempo, existindo uma grande amplitude térmica.
Para o fim da 2ª semana poderá existir a possibilidade de instabilidade associada a uma depressão com potencial actividade que poderão provocar a 1ª grande situação tempestuosa do Outono.

2ª Quinzena
Durante a 3ª semana, prevalecerá a continuação de alguma instabilidade, de relevante actividade, com a alteração de padrão de influência à medida que se chega à 4ª semana, que espero que venha a primeira situação com frio associado à ocorrência de precipitação. As temperaturas irão situar-se abaixo da média.

Resumindo, um Outono em geral perto do Normal, mas mais Húmido que nos anos anteriores e algo fresco, ficando perto da média no que toca ás temperaturas nos 3 meses, contudo um ou outro evento 2ª metade da estação.

Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, além de outros dados.

Bem haja.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

terça-feira, agosto 07, 2012

Estado do Tempo até 19 Agosto 2012 - Calor desenfriado até FDS onde será refrescado, mas o seu regresso poderá estar assegurado...



A 1ª imagem da Curiosity após aterrar em Marte - Fonte:http://apod.nasa.gov/apod/
Credit: NASA/ JPL-Caltech/Mars Science Laboratory

Caros Concidadãos,
A situação sinóptica nos próximos 10 dias, onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta.

Na próxima fase de Lua Nova iremos assistir a uma situação já vivida este Verão, onde nos próximos dias as Temperaturas poderão atingir ou mesmo ultrapassar a fasquia dos 40ºC, em especial dias 09 e 10 em várias regiões do país, excepto entre os dias 12 a 15 do corrente, em um fluxo de Oeste poderá afectar o Norte e Centro, mas posteriormente nova subida das temperaturas em especial a Sul do Mondego até ao fim do período.
De assinalar, as oscilações na temperatura, humidade no Litoral e tempo “pardo” a meio da próxima semana com os céus aquecerem atmosfera.
Resumindo, calor forçado, para depois enfraquecer e dar lugar a um refrescar, mas desta feita será um refrescar ligeiro, porque as temperaturas próprias para a época poderão regressarr, e se calhar com uma onda de calor de registo…


Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php :
Previsão Verão 2012: http://meteoiberia.com/forum/index.php/topic,3510.msg74918.html#new



“Chuva de Agosto dá bom vinho ou bom mosto;”
Assim iremos ter:


Dia 08 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado no Interior, onde existem condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
17 a 22ºC 23 a 38ºC
Vento fraco variável (<20km/h)


Dia 09 – 5ª feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente nublado por nuvens baixas até ao fim da manhã, em especial no litoral Norte e Centro.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
16 a 21ºC 25 a 40ºC
Vento fraco variável (<20 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)


Dia 10 – 6ª feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente nublado por nuvens baixas até ao fim da manhã, em especial no litoral Norte e Centro.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
19 a 22ºC 26 a 41ºC
Vento fraco variável (<20 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 11 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado, embora possa tornar-se muito nublado, onde existe a possibilidade de chuviscos no litoral Norte até ao fim da manhã. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas no litoral Norte e Centro.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
17 a 21ºC 24 a 37ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)


Dia 12 - Domingo
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado no litoral Oeste a Norte do cabo da Roca durante a manhã. Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
15 a 19ºC 22 a 34ºC
Vento fraco Norte(20 a 30 km\h, soprando com rajadas no Litoral Oeste a partir da tarde)


Dia 13 – 2ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente nublado por nuvens altas. Espera-se ainda, a formação de nevoeiros nos locais abrigados e em especial no Interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
13 a 18ºC 20 a 33ºC
Vento fraco Nordeste(20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 14 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território. No entanto a partir da tarde poderá ficar temporariamente nublado por nuvens baixas, em especial no litoral Norte e Centro, onde poderão ocorrer chuviscos.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
11 a 16ºC 18 a 31ºC
Vento moderado Sudoeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 15 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de chuviscos até fim da manhã mo litoral Norte.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
12 a 17ºC 18 a 30ºC
Vento fraco Oeste (<20km/h)

Dia 16 – 5ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
12 a 19ºC 19 a 35ºC
Vento fraco variável (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 17 – 6ª feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado no Interior, onde existem condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. Espera-se ainda a formação de nevoeiros nos locais abrigados e uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
17 a 20ºC 24 a 38ºC
Vento fraco de Nordeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 18 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente muito nublado no Interior, onde existem condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. Espera-se a continuação de tempo quente.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
19 a 23ºC 26 a 40ºC
Vento fraco a moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)


Dia 19 - Domingo
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território. Espera-se a continuação de tempo quente.

TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
20 a 23ºC 26 a 40ºC
Vento fraco variável (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012