Seguidores

sexta-feira, agosto 31, 2012

Previsão Sazonal - Outono 2012




PREVISÃO OUTONO 2012

Bem com a entrada do Outono climático, coloco a minha previsão para a referida estação do ano.
Nesta primeira abordagem na previsão para o Outono, tudo indica que será Normal, ou seja mais húmido e um pouco mais fresco que os anos anteriores, principalmente na sua fase Final.
No computo geral prevejo uma primeira metade do Outono mais estável do que a segunda, com a expectativa para uma "cereja em cima do bolo"para a recta final de estação climática, e poderá bem sê-lo?!
As temperaturas situar-se-ão na média ou ligeiramente abaixo e precipitação perto da média, muito por causa da 2ª metade desta estação.
Penso que o pico deste seja no mês de Outubro e 2ª metade de Novembro, onde poderão surgir situações verdadeiramente Outonais, principalmente a partir de meados de Outubro.
No entanto, o Outono também poderá ter muitos dias de nevoeiro, de formações de orvalho e nebulosidade o que será bom apara os cogumelos silvestres.
A primeira situação de neve para cotas altas, poderá ocorrer no fim do mês de Novembro.
Bem, este Outono estaremos sob influência do El Niño e outras fases de algumas teleconeções climáticas, o que poderão ajudar a na instabilidade com aquela pinta de sal que falta ao preparado e que está pronto a cozinhar, salvando o país de uma seca…Setembro 2012

Neste mês, espero uma precipitação abaixo da média (- 30 a -50%) e temperaturas acima da média (+1.5ºC), lembrando-me os meados dos anos 80.Contudo, se o calor em Setembro se fizer sentir e se for um Anticiclone cujo fluxo de Leste prevaleça, também poderá levar a flutuações da corrente de Jacto, ao nível da latitude, à medida que atravessa o Atlântico e poderemos ter assim a possibilidade de instabilidade a meio do mês.

1ª Quinzena
iremos assistir no continente a um período de estabilidade, com a presença de um núcleo de Altas Pressões mais junto da Ibéria, com eventual fluxo de Leste.
Ao entrarmos na 2ª ainda se espera boas condições atmosféricas, mas alguma instabilidade associada a Trovoada na transição para a 3ª Semana.

2ª Quinzena
Na 3ª semana poderemos assistir no continente a um período de instabilidade, com a presença de um núcleo de Baixas Pressões mais junto da Ibéria, com eventual fluxo de Sul.
Na 4ª e última semana, poderemos eventualmente ao regresso da influência anticiclónica, mas com restos de superfícies frontais do quadrante N/NW, de fraca actividade.

Outubro 2012
Neste mês, prevejo que a precipitação na média (+25%/-25%), assim como a temperatura, que poderá ficar na média (+/- 0.5ºC).
Em termos de instabilidade, penso que este ano o Outubro poderá ser bem diferente dos últimos dois anos, onde espero instabilidade, somente num ou outro caso poderão ser mais cavadas mas sem instabilidade significativa, a não ser para o fim do mês.

1ª Quinzena
O mês inicia-se com um fraco alguma estabilidade, mas um fluxo de W/NW poderá trazer consigo frentes em dissipação e com o Anticiclone encostado ás mesmas com possibilidade de provocar precipitações fracas.
Todavia, para o fim do período da 2ª semana, iremos assistir a uma mudança de padrão predominante com a possibilidade de alguma estabilidade mas fresca a Norte do território.

2ª Quinzena
No entanto para a 3ª um fraco fluxo de W/NW, trazendo consigo frentes em dissipação e com o Anticiclone encostado ás mesmas com possibilidade de provocar precipitações fracas. .
Para a 4ª semana, existe a possibilidade de instabilidade, devido à eventual passagem de uma depressão cavada que irá fazer com que o Anticiclone. dos Açores se desloque para W, deixando caminho livre para um fluxo de Sul.

Novembro 2012
Neste mês existem grandes probabilidades da precipitação ficar ligeiramente abaixo da média (- 25%), e com temperaturas perto do normal (+/- 0.5ºC), salvo para o fim do mês. Depois existem fortes possibilidades uma prevalência da influência anticiclónica, sendo que considero que iremos ter um Verão de S. Martinho a horas, para que na recta final do mês, vejamos eventualmente o verdadeiro Outono e quem sabe as 1ªs neves para a terras Altas.

1ª Quinzena
Na 1ªsemana continua a influência do Anticiclone dos Açores e uma sucessão de bons estados de tempo, existindo uma grande amplitude térmica.
Para o fim da 2ª semana poderá existir a possibilidade de instabilidade associada a uma depressão com potencial actividade que poderão provocar a 1ª grande situação tempestuosa do Outono.

2ª Quinzena
Durante a 3ª semana, prevalecerá a continuação de alguma instabilidade, de relevante actividade, com a alteração de padrão de influência à medida que se chega à 4ª semana, que espero que venha a primeira situação com frio associado à ocorrência de precipitação. As temperaturas irão situar-se abaixo da média.

Resumindo, um Outono em geral perto do Normal, mas mais Húmido que nos anos anteriores e algo fresco, ficando perto da média no que toca ás temperaturas nos 3 meses, contudo um ou outro evento 2ª metade da estação.

Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, além de outros dados.

Bem haja.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

Sem comentários: